Estande na Conferência da Juventude

17/06/2011 por Guarulhos

Como resultado da parceria com a Coordenadoria da Juventude, amanhã (18 de junho) estaremos com um estande na Conferência Municipal da Juventude, onde estarão reunidos cerca de 1.200 jovens organizados para discutir as diretrizes do plano municipal.
O documento final deverá indicar metas para que a prefeitura/governo do estado e federal possam implementar politicas públicas de juventude para os próximos 4 anos.
No meio destes jovens teremos alguns voluntários (parceria com a Central do Voluntariado) que divulgarão e convocarão a todos para participar do nosso movimento! A Conferência será no Teatro Adamastor, das 8hs às 19hs.

Limpa Guarulhos forma Grupo Gestor

16/06/2011 por Guarulhos
Foto por Mariana Di Stella Piazzolla

Uma das propostas do Limpa Guarulhos é realizar uma parceria com toda a sociedade para realizar com sucesso este projeto de conscientização ambiental, que deverá durar 10 anos. Estamos organizando o primeiro mutirão que dará início ao Limpa Guarulhos, por isso é muito importante que as partes não apenas sejam comunicadas e demandadas sobre como participar, mas decidir coletivamente o rumo que este movimento tomará na sua própria cidade.
Com este objetivo, no dia 09 de junho, representantes do governo municipal, estadual, e da sociedade civil organizada, leia-se empresários e organizações sem fins lucrativos, se reuniram na sede da ASEC – Associação dos Empresários de Cumbica, e deliberaram os responsáveis pelo grupo gestor e subgrupos a ele vinculado.

O grupo gestor é formado por Silvia Degani, da ASEC; Daniela Marques, da Associação Cultural e Ambiental Chico Mendes; Marta Rocha, da Atitude Brasil; Comandante José Frigino, da Base Aérea de São Paulo; Sargento Feitosa, do Corpo de Bombeiros; Paulo Peixoto, da Ciesp; Paulo Victor, da defesa Civil; Valmir Pinto, da Diretoria Regional de Ensino; Vicente Porto, dos Escoteiros de Guarulhos; Tenente Gláucio Faria, do Exército, Antoniza Matos, do Limpa Guarulhos; Martinho Risso, do Mart Mark; Sandra Soria, da Secretaria da Educação; Marli Araújo, da SEMA e Maria Helena, da SSP.
Agora todos tem muito trabalho a fazer, não apenas em conceber as ideias, mas em colocá-las em prática através dos subgrupos de mobilização, operação e continuidade.
E as reuniões continuam…


Mutirão no Jardim Dinamarca: preparação para o Limpa Guarulhos!

16/06/2011 por Guarulhos
Você já pensou como é o dia de um gari? Se você acha que é só vestir o uniforme e sair varrendo as ruas está muito enganado. E o dia de um catador? Se você acha que é ir para a cooperativa triar o lixo reciclável que as pessoas separam em casa também está muito enganado. Para entendermos a dinâmica de um dia de manutenção e limpeza da cidade de Guarulhos, passamos uma manhã com a equipe da Proguaru no Jardim Dinamarca.
Passamos quem?
Na quinta feira, 02 de Junho, não apenas nós da equipe do Limpa Brasil Guarulhos mas a equipe da Proguaru, Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria do Meio Ambiente, vestimos as luvas e colocamos a mão na massa separando todo o lixo que estava na praça em frente à Escola Estadual Deputado Maurício Goulart. Separemos papel, plástico, madeira, entulho, telhas de fibro-cimento, restos de podas de árvores e móveis usados. Não foi nada fácil. Além de uma grande quantidade, no meio disto tudo havia muito poeira e material orgânico, que convenhamos, não é muito agradável de coletar. Imagine que nós fizemos isso durante algumas horas de um dia. Os funcionários da Proguaru fazem isso todos os dias.

A maior dificuldade do grupo foi identificar o que ainda poderia ser reciclado, pois havia resíduo que estava há tanto tempo misturado com outros materiais que papel, plástico que poderiam ser reciclados se separados e coletados corretamente, já estavam totalmente contaminados e não mais em condições de serem reciclados.

De qualquer maneira, o que está na rua seja em condições ou não de ser reciclado, não será reciclado a não ser que algum catador colete. Caso contrário vai parar no aterro ou bueiros. Por que então não separarmos o material e nos responsabilizar para que seja enviado à cooperativa? Pois além de cuidar para que o lixo não traga doenças, obstrua a passagem da água nos bueiros, para que não fique anos decompondo na terra, nos responsabilizaríamos também pela melhoria das condições de trabalho de muitos catadores e/ou garis.

Em Guarulhos há 15 Pontos de Entrega Voluntária onde os cidadãos podem entregar até um metro cúbico de material dia/pessoa. Aqui você pode conhecer os endereços e destinar o resíduo corretamente.
O fechamento do nosso mutirão foi excelente. A praça estava limpa, o material foi destinado e ficou a promessa de que o Jardim Dinamarca não terá uma ação como esta até o dia 07 de agosto, quando teremos o grade mutirão na cidade. Não quer dize que o Jardim Dinamarca não terá manutenção, apenas não haverá outra ação como esta de retirar entulhos e outros grandes resíduos, para que assim possamos avaliar como “reaparecem” em tão pouco tempo.
Vejam como ficou
Fotos Por Celi


Fonte:http://limpabrasil.com/blogs/guarulhos/
Mais fotos deste mutirão aqui.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia