O que é administração, os impactos das instituições na sociedade e o papel dos administradores.

Administração

 O símbolo da administração já traz consigo suas definições:

As flechas do centro indicam um objetivo comum. As flechas laterais as metas a serem atingidas.
Administração é o ato de se tomar decisões baseadas em levantamentos e planejamentos de informações para que objetivos mútuos sejam atingidos. A administração é a ação que faz com que administradores se baseiem em dados estudados e complexos para se fazer algo em busca de objetivos.

Comecemos com uma breve história de uma grande corporação chamada Ford Motor Company.

Henry Ford construiu um dos maiores impérios que se expandiu em todo o mundo chamado de Ford Motor Company. No início da companhia em meados da década de 1920, ele conseguiu montar uma das maiores, se não, a maior fábrica automobilística deste planeta, com muita dedicação, suor e trabalho. Porém este império começou a entrar em declínio por volta de 1927, mas por quê? Pelo simples fato de que Henry acreditava muito em suas convicções, e uma delas era que não necessitava de uma equipe de trabalho, de uma equipe de administradores para organizar os processos de trabalho em sua organização. E apenas em 1944 Henry Ford II, neto de Henry Ford, conseguiu reestruturar e reerguer a empresa, assumindo o comando, demitindo pessoas, e em destaque, contratou uma equipe de administradores para desempenhar as devidas funções.

 Ford Motor Company

A história de Henry Ford reflete a de muitas outras empresas por aí. Começam do nada, crescem com muito esforço, ganham mercado, porém em determinado tempo começam a entrar em declínio por falta de uma estrutura mais adequada e sólida de administração. Ford conseguiu provar a tese de que empresas que começam a crescer e consequentemente há um aumento de sua complexidade, necessitam de administradores para que o trabalho certo seja feito. Empresas grandes e complexas torna o trabalho grande e complexo também, e consequentemente, gera a necessidade de uma equipe de administradores capacitados para poderem gerir melhores as ações. A equipe de administração cria visões de como será o futuro, analisam tendências, controlam processos, distribuem liderança e segurança ao restante dos participantes. O trabalho só poderá ser feito com mais clareza, devido a sua complexidade, por uma equipe altamente capacitada trabalhando em sintonia contínua, buscando sempre a eficiência e eficácia das ações.

Impactos das instituições na sociedade


As empresas em todo o mundo são construídas para gerarem bens e serviços à sociedade. Temos escolas, hospitais, universidades, indústrias entre várias outras categorias de organizações, porém a grande maioria gera de alguma forma impactos à comunidade em geral. Estes impactos possuem graus diferentes dependendo da categoria em que a organização está inserida. Para se fazer determinado produto, uma indústria química pode gerar impactos no meio em que está, como poluição de rios, aumento de gases tóxicos na atmosfera, criando uma dissonância no ambiente e, consequentemente, na sociedade. Por este lado impactos podem ser os resíduos, o lixo, o detrimento produzido por determinada organização, porém necessário para gerar algum tipo de bem ou serviço. Uma empresa pode criar um grande nível de desemprego, demitindo uma enorme leva de funcionários, gerando impactos diretos na população. Ou seja, impacto é tudo aquilo que uma instituição pode causar à um ambiente ou sociedade para que ela possa produzir algum produto ou serviço. Ele sempre será considerado uma coisa ruim.
Quando uma empresa, principalmente de grande porte, tem pretensões de se instalar em determinada região, esta tem uma grande responsabilidade na comunidade. Ela poderá gerar empregos, criar novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional, trará maior poder de compra à população, podendo até gerar maiores lucros à outras organizações que alí estão. Quando uma organização deste porte acaba entrando em declínio, pode criar grandes impactos para a comunidade local, com taxas de desempregos, entre outras coisas, afetando diretamente na vida de cada indivíduo que está ligado ao meio.
Todo e qualquer impacto deve ser eliminado ou ao menos minimizado, se este for inevitável para a consecução dos objetivos da organização. Porém se este for considerado algo que não agrega valor aos objetivos empresariais, deve ser incontestavelmente eliminado. Inevitavelmente as empresas terão que conviver com esta guerra de interesses entre corporações e sociedade sempre que ambas existirem. Os impactos estão aí e sempre estarão, felizes vão ser as empresas que conseguirem de alguma forma eliminá-los ou minimizá-los em prol da organização e da comunidade.

O que a administração tem a ver com isso

Agora o que tem a ver a administração com tudo isso ? Basicamente um boa parte da responsabilidade dos impactos gerados pelas organizações podem ser atribuídos à administração da corporação. A administração tem uma responsabilidade fundamental nesta parte, ela deve se colocar a frente dos problemas e encará-los. Devem criar ações corretivas e principalmente, preventivas, para que estes impactos sejam transformados. A administração pode prever problemas, ela pode tentar transformar estes impactos em lucro. Um exemplo típico é de uma indústria química que criou uma outra empresa para minimizar alguns impactos, e assim, conseguiu clientes que estavam com o mesmo problema. A administração deve tentar reduzir estes impactos indesejáveis para a comunidade, criando uma visão e um sistema de valores consistente, com ética e responsabilidade social. Este espírito de responsabilidade aumenta a imagem da organização perante a sociedade. Os administradores têm que incorporar esta cultura altruísta dentro da empresa, criando este ambiente sadio tanto para a empresa quanto para o ambiente em que está inserida.

Bibliografia: Conselho Regional de Administração do PR: http://www.cra-pr.org.br
DRUCKER, Peter. Fator Humano e desempenho: O melhor de Peter Drucker sobre administração, Editora Thomson Pioneira, 1997.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia