Prefeitura quer cadastrar catadores informais

foto SIDNEI BARROS




Wellington Alves
O cadastramento dos cerca de 600 catadores de materiais recicláveis espalhados informalmente pela cidade é uma das propostas do Plano Diretor de Resíduos Sólidos de Guarulhos, que será lançado no Adamastor Centro, nesta terça-feira. O documento prevê uma série de ações para melhorar o reaproveitamento do lixo até 2020.
Segundo a secretária municipal de Serviços Públicos, Maria Helena Ribeiro, a proposta do plano diretor é organizar os catadores para formarem cooperativas. Atualmente a cidade conta somente com duas cooperativas que recolhem resíduos nas casas e fazem triagem dos materiais nos bairros do Taboão e Cabuçu.

Além dos catadores, o plano diretor propõe a construção de uma sala de controle dos resíduos, com cadastramento de caminhões de coleta e caçambas, sempre com monitoramento por chip, via satélite. “O plano que entregaremos é um processo que não acaba aqui”, diz. Ela não garante que as mudanças pretendidas ocorram até o fim da gestão do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT).
O plano prevê a responsabilidades do Poder Público e da sociedade civil em relação aos resíduos gerados. Empresas que produzam mais de 200 litros de lixo/mês terão de elaborar plano de gerenciamento dos resíduos. Já as pessoas comuns podem colaborar com a coleta seletiva.
Plano diretor pode mudar legislação
A secretária municipal de Serviços Públicos, Maria Helena Ribeiro, afirma que o Plano Diretor de Resíduos de Guarulhos é o início de um trabalho para a maior conscientização ambiental da população. Ela confirma que pode haver ajustes na legislação que culminem em multas para quem desrespeite as normas.
Empresas que produzam mais de 200 litros de lixo precisam planejar o reaproveitamento do lixo. Já a população não pode despejar materiais em vias públicas.
As duas situações podem ser revistas com uma fiscalização mais rigorosa, segundo Maria Helena.
Fonte:http://www.folhametro.com.br

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia