Reckitt Benckiser investe em responsabilidade ambiental


A Reckitt Benckiser (RB), dona de marcas como Veja, Vanish, Dettol e Poliflor, possui diversos programas ambientalmente responsáveis, que visam minimizar ou eliminar impactos causados pelo cotidiano e pelos processos necessários da produção fabril, entre eles:
1. A redução de emissão de Carbono (CO2).2. Utilização de produtos recicláveis e processos de reciclagem.3. Ações que resultam em economia de energia (junto ao consumidor e internamente).4. Redução de utilização de embalagens.

Através do programa Carbon20, lançado em 2007, a RB deixou de emitir mais de três milhões de toneladas de CO2. Esse resultado representa uma redução de 11% no impacto do Carbono na vida útil de seus produtos. A meta é chegar a 20% em 2020, o que pode ser comparado com retirar um milhão de carros das ruas.

A companhia foi uma das primeiras protagonistas dessa abordagem ampla de redução de Carbono. Em parceria com consultores e especialistas, a Reckitt Benckiser estabeleceu uma metodologia independente para analisar a vida útil total de seus produtos e vem desenvolvendo atividades dentro de sua própria cadeia de suprimentos e fábricas, e também com seus consumidores, para provocar uma mudança de comportamento e a adoção de rotinas diárias de redução de carbono.
Com relação à reciclagem, materiais não recicláveis são substituídos por recicláveis. "Nossas garrafas de PET tiveram o incremento de utilização de material reciclado para 100% em suas composições", conta Ricardo Monteiro, diretor de Mídia e Relações Públicas da Reckitt Benckiser. Além disso, a RB pratica a coleta seletiva de todo o material descartado pela empresa.
Para garantir a diminuição do consumo de recursos não renováveis são realizadas ações internas que objetivam a economia de água, energia e ar comprimido. Como, por exemplo, a instalação de lâmpadas mais econômicas (LED e clarabóias), desmobilização de linhas produtivas não rentáveis e com alto consumo de energia, sistema de gerenciador de ar comprimido, troca de chillers por equipamentos mais modernos e eficientes e utilização de painéis solares para aquecimento de água dos vestiários e da cozinha do restaurante.
Existem também programas para conservação e re-uso de água, que visam a maior eficiência energética e o menor descarte possível de resíduos. "Há o reuso de água proveniente do efluente doméstico e esse tratamento permite que a RB devolva uma água com alta qualidade. O nosso percentual de reciclagem de água é de 100% e o volume utilizado por mês é de 3500 m3", explica Ricardo Monteiro.
Embalagens e resíduos sólidos - Para reduzir a produção de resíduos sólidos, a RB diminuiu a utilização de embalagens primárias (garrafas plásticas) e secundárias (caixas de papelão) e vem implementando diversas embalagens econômicas em seus produtos, as quais possuem menor quantidade de material de embalagem por volume de produto envasado.

FONTE: Fundamento Comunicação Empresarial LTDA.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia