PRODUÇÃO MAIS LIMPA...ENTENDA E ADOTE.

Ola amigos. Quero nesta eventualidade falar uma pouco mais sobre esse tema que se torna recorrente em nossas discussões sobre Desenvolvimento Sustentável. Não vou me ater a datas, conceitos, origem, etc.. Isso você encontrará em grande escala em toda a rede. Quero discutir aqui sua aplicabilidade e tecnologias que podem ser adotadas. Produção mais Limpa esta atrelado a geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, no consumo de energia e água, no emprego de matéria-prima e nas condições de trabalho do empregado e no seu treinamento. Isso, sempre levando-se em conta que trará resultados positivos para o seu Negócio, não só do ponto de vista financeiro, mas mercadológico também. 
Fazendo um breve paralelo com a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos – onde devemos atender na seguinte ordem de prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos as seguintes ações: NÃO GERAÇÃO, REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO entre outros. 

Isso nos remete a pensar em adotar ações para aturamos no ‘INICIO DO TUBO’, isto é, não só mais olhar no final do processo até porque sabemos que o custo para tratar seus resíduos aumenta na mesma proporção do crescimento da sua produção. Desta forma, iremos pensar em mudar a origem dos problemas e não mais lutar contra seus efeitos. Isso impactará na melhoria dos produtos e serviços contribuindo para a segurança dos consumidores, gerará indicadores sustentáveis aperfeiçoando o conhecimento do seu Negócio. 
Esse conhecimento melhora a eficiência e leva à incorporação de novas técnicas de gestão, tais como o monitoramento contínuo do fluxo de materiais e resíduos de todas as etapas do processo produtivo, adoção de tecnologias de baixo custo e alta eficiência em toda a cadeia produtiva.
A BIOTERA implementa projetos de Produção mais Limpa em vários segmentos utilizando-se da metodologia do PDCA, onde planejamos as ações, executamos o planejado, checamos seus resultados e agimos (corrigir e melhorar) o que for preciso. Os projetos são mensuráveis antes, durante e depois de sua implementação. Na etapa de planejamento, haverá sempre o estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental e segurança do trabalho para atingir todos os benefícios do programa. Somando-se a esta técnica, a gestão do projeto é feita através das técnicas do PMP - Project Management Program - onde permite cumprirmos escopo, orçamento, prazo, qualidade dentro do determinado, gerenciamento de forma eficiente o projeto. Conhecendo seus indicadores de sustentabilidade, você poderá não só gerenciá-los, mas sobretudo criar mecanismos para inovação no que for preciso. Conte com a gente Abraços BIOTERA

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia