Encontro de Educadores Ambientais do DF/Mês de novembro/2011

Encontro de Educadores Ambientais do DF na Escola da Natureza/Mês de novembro
“Reeducar o olhar do homem é vital para a convivência humana social no planeta Terra”
Luciana Ribeiro e Diretora da Escola: Lêda Bhadra
Por Luciana Ribeiro
O encontro de saberes entre educadores da Rede Pública e Particular foi fundamental para a troca de saberes concernente à educação ambiental nas escolas.Fato principal no debate acerca das questões sobre a adaptação de hábitos sustentáveis no dia a dia do cidadão, por exemplo: reciclar o lixo das cidades brasileiras.
O professor Genebaldo Freire, palestrante convidado, dialogou sobre algumas dificuldades da educação ambiental (desmatamentos de áreas verdes e outros), a qual tem sobrevivido a duras penas, mediante a mistura de uma sociedade corrupta que prioriza os valores econômicos e, por isso, é responsável pela degradação do planeta Terra.No entanto, ele mencionou a importância dos “mensageiros de mudança cultural”, agentes fortes e superiores à problemática socioambiental no mundo.


Genebaldo Freire relatou com muita elegância social o embate que ambientalistas enfrentam para reeducar o indivíduo, sendo de extrema necessidade mudar seu arcabouço cultural para mobilizar a sensibilidade e a percepção humana referente ao mundo.Considerando também que não se pode enganar diante de uma sociedade bombardeada pelo consumo da mídia, é preciso estimular o reconhecimento dos problemas e dar contribuições importantes para o planeta Terra.
No espaço Eco cedido pelo encontro, os parceiros (Associação Amigos da Floresta/FURNAS/SEMAR/SEE-DF e outros) e educadores como eu puderam expor seus trabalhos e projetos educativos voltados para a educação ambiental no cerrado, na floresta e outros que tiveram o privilegio de debater a relevância das políticas públicas que protegem o DF e demais cidades brasileiras. Logo, o “caminho aberto” foi maravilhoso para se articular a abertura de mais caminhos democráticos que valorizam de fato o meio ambiente.
Espero, que mais cidadãos, mais educadores, educandos e governantes responsáveis eco-percebam e contribuam de fato para as soluções que minimizam os problemas socioambientais a serem resolvidos de forma coletiva, e ainda possam usufruir dos espaços ecopedagógicos (palestras, seminários, cursos de extensão etc) oferecidos pelas instituições de educação (MEC/MMA) que já existem para dar acesso às informações públicas que propiciam a preservação da natureza.
Site da Escola da Natureza:http://www.escoladanatureza.com.br/
Site do Pr.e Dr.Genebaldo Freire Dias:http://www.genebaldo.com.br/
 
Participantes da Feira:
Professora Márcia/Rede Pública/expondo o projeto horta escolar:antepenúltima foto
Professora de Resíduos Sólidos da Escola da Natureza e Sérgio MonroeI do BRAM:penúltima foto
Projeto Aproveitamento Culinário dos Frutos do Cerrado e outras instituições que tiveram o prazer de mostrar seus trabalhos que valorizam o meio ambiente.
Fonte : www.ecopedagogia.com.br

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia