Saiba como descartar lâmpadas fluorescentes de forma correta



O meio ambiente agradece. Em São José dos Campos 10 mil lâmpadas serão descontaminadas a partir de hoje
Ajudar o meio ambiente com gestos simples do dia-a-dia pode salvar o planeta. Entre os diversos hábitos que precisam ser incorporados aos costumes da sociedade está o descarte correto de produtos como lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias, gesso, telhas e amianto.
As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, são mais econômicas, consomem menos energia. Mas alguns produtos químicos, utilizados na composição deste produto, podem ser extremamente prejudiciais ao meio ambiente. 

Pensando nisso, a Urbam de São José dos Campos promove hoje (16) a descontaminação de 10 mil lâmpadas fluorescentes que terão uma destinação final ambientalmente adequada. Os resíduos que serão separados poderão, inclusive, ser reutilizados ou reciclados. 
Este trabalho será feito por uma empresa especializada através de um processo de descontaminação portátil. No período de um ano, a Urbam pretende realizar este serviço em 30 mil lâmpadas.

CUIDADOS NO DESCARTE: 
Para descartar as lâmpadas fluorescentes, é preciso armazenar em local seco na própria caixa da embalagem original e respeitar os limites de estocagem indicados nas embalagens. A lâmpada deve ser protegida contra eventuais choques para não haver rupturas. Se não puder guardar as lâmpadas fluorescentes na própria embalagem, utilizar caixas de papelão ou outro recipiente seguro. 
As lâmpadas que estiverem quebradas devem ficar em recipientes adequados como tambores de aço sem furo e vazamento, em local coberto, a sombra e em temperatura ambiente.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR 
As lâmpadas queimadas (até três unidades por entrega), pilhas e baterias (até 10 unidades por entrega), gesso e amianto (até um metro cúbico por entrega) devem ser entregues pela população de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h, nos PEV´s (Pontos de Entrega Voluntária). 
Endereços dos PEV´s:

PEV Campo dos Alemães 
Avenida dos Evangélicos, 601 
Telefone (12) 3966-4252 

PEV Galo Branco 
Avenida Benedito Luiz de Medeiros, 811 
Telefone (12) 3905-1939 

PEV Interlagos 
Rua Ubirajara Raimundo de Souza, 21 
Telefone (12) 3944-3540 

PEV 31 de Março 
Rua Guidoval, 100 
Telefone (12) 3933-7197 

PEV Novo Horizonte 
Rua dos Topógrafos (esquina com a Avenida Tancredo Neves) 
Telefone (12) 3907-4540 

PEV Altos de Santana 
Avenida Alto do Rio Doce, 1075 (ao lado da EMEF Profª Vera Babo de Oliveira) 
Telefone (12) 3913-3034 

PEV Jardim Satélite 
Rua Estrela Dalva, 135 
Telefone (12) 3934-8311 

As pilhas e baterias também podem ser depositadas nos 36 contêineres de cor laranja espalhados em parques e prédios públicos. 


Fonte: http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=110184

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia