Como uma bateria pode ser reciclada

Assim como a variedade de tipos e tamanhos de pilhas e baterias é grande, também é variável o número de opções para o reaproveitamento das baterias e pilhas. A seguir, vamos tentar mostrar um pouco do passo-a-passo que é o processo geral para a reciclagem de uma bateria, seja ela industrial ou de uma simples calculadora.

Descarregamento, seleção e separação – Antes de entrar no processo é preciso selecionar os produtos com alguma semelhança de matéria-prima.
Imagem cedida pela Suzaquim
Descarregamento do material recolhido.
Corte de pilhas - A primeira separação feita é da carcaça, normalmente de plástico, e do restante. O material que não pode ser reaproveitado segue para as empresas que fazem reciclagem de plástico, por exemplo. Imagem cedida pela Suzaquim
As pilhas são cortadas para a separação dos vários materiais.

Moagem – Na moagem, acontece a separação de alguns metais como o aço, que também segue para outras empresas que reciclam o material. Neste processo, surge o o pó químico.
Imagem cedida pela Suzaquim
Equipamento de moagem de pilhas e baterias
Reator químico – Esse pó químico passa por reações químicas como precipitações que podem formar diferentes compostos químicos. A escolha do produto vai depender da necessidade do mercado.
Imagem cedida pela Suzaquim
Operador manipula pó químico dentro do reator
Filtragem e prensagem – Com filtros e prensa, é feita uma nova separação entre líquidos e sólidos. Imagem cedida pela Suzaquim
Prensagem que auxilia na separação de sólidos e líquidos.
Calcinador – Em uma espécie de forno, os elementos sólidos são aquecidos.
Imagem cedida pela Suzaquim
Calcinador aquece os sólidos.
Nova Moagem – Com os produtos condensados, é feita uma nova moagem.
Imagem cedida pela Suzaquim
Mais uma moagem é feita durante o processo.
Produto final – São, então, obtidos sais e óxidos metálicos usados por indústrias de tintas, cerâmicas e outros tipos de produtos químicos.
Imagem cedida pela Suzaquim
Possíveis produtos finais da reciclagem de pilhas.
Tratamento de efluentes - Paralelamente, esse processo recebe um tratamento de efluentes e de gases para deixar o processo o mais limpo possível.
Imagem cedida pela Suzaquim
O tratamento dos efluentes é imprescindível

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia