Escravos e combustíveis fósseis

09/02/2012 13:30:11

Thaís Herrero, da Página 22

O moralmente aceitável pode ser relativo à história, uma época ou um povo. Dias atrás numa conversa na redação da Página22, falamos que a ética ambiental ainda está dando pequenos passos e não tem a mesma força da ética social. Usar bicicleta como meio de transporte ou consumir orgânicos é visto mais como um estilo de vida do que uma atitude ética com a natureza ou com o próximo. Não é muito legal sair por aí afirmando que você não separa o lixo reciclável, mas ninguém vai dizer que isso é antiético ou que você é uma pessoa de má indole.
No dia seguinte, encontrei um interessante artigo de Jean-François Mouhot, no jornal The Guardian, com uma analogia entre o uso da mão de obra escrava e dos combustíveis fósseis. Assim como olhamos para o passado e condenamos a escravidão, as próximas gerações irão nos condenar pelos danos cometidos contra o planeta, ele diz.
Os escravos teriam ocupado o lugar onde hoje estão as máquinas que fazem “trabalhos sujos e pesados” que ninguém quer. E como essas máquinas funcionam com energia das fontes fósseis, o homem continua dependente de algo externo para ter a “missão cumprida”. Mouhot também destaca que tanto a escravatura quanto os combustíveis fósseis foram considerados por muito tempo aceitáveis para a maioria das pessoas e depois contestados, conforme seus prejuízos foram percebidos.
A ética deveria estar na discussão da queima de combustíveis fósseis porque, mesmo não sendo um crime contra a humanidade, provoca danos indiretos. De acordo com um estudo da Word Health Organisation, a atividade, que já foi símbolo de progresso, causa 150 mil mortes por ano de forma indireta. Mouhot  cita o envolvimento de governos e empresas interessadas na exploração de petróleo que gera guerras e a queda de regimes eleitos democraticamente.
Também para Mouhot, a história da abolição da escravatura é a prova de “quão turva pode ser a fronteira entre o bom e o mal e quão rápida ela pode mudar”. E não deveria ser surpreendente que hoje haja resistência nas teorias sobre o aquecimento global. “Nossas sociedades, assim como as escravistas, têm interesses em ignorar os consensos científicos”. E já que podemos aprender com as experiências do passado, ele propõe que as campanhas pela abolição da escravatura sirvam de exemplo para o combate ao aquecimento global.
Os escravos só deixaram de ser mão de obra porque foi encontrada uma alternativa. Da mesma forma, o mundo atual já descobriu as tecnologias verdes e fontes renováveis e deve agora investir mais nisso, para Mouhot. Se isso não acontecer,  “gerações futuras olharão para nós e questionarão como nossa civilização pôde ter sido tão atrasada e moralmente cega”, disse. E questionou: “será que a próxima geração vai saber que tivemos alternativas?” A resposta, para ele, é seguir o curso da história e da transformação da moral:
“Provavelmente não. Eles vão nos amaldiçoar pelos danos irreparáveis que causamos ao planeta. É claro que dirão que fomos povos bárbaros.”

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia