O QUE A BANANA TEM PARA DESCONTAMINAR A ÁGUA

TEDxSP 2009 - Milena Boniolo





Que a banana é uma ótima fonte de energia para o organismo você já sabia. Que dez entre dez atletas recorrem a ela para evitar câimbra, você também sabia. Mas e que a casca da banana purifica a água, essa é boa.

Esta é a proposta do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos alunos do 3º módulo do curso de Saneamento da Etevav (Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti). 
A técnica é simples e usa cascas de banana para retirar da água os metais pesados como o cobre. 

Nos primeiros testes feitos pelos alunos no laboratório da escola os resultados surpreenderam - água 100% limpa. 

“Usamos 0,1 grama de pó de casca de banana em 500 ml de água. O cobre foi totalmente removido”, explica Brunna D’Luíse, 18 anos, uma entre os cinco alunos envolvidos com o projeto - também participam os estudantes Felipe D’Attoma, 17; Maressa Ferreira, 16; Suelen Magalhães, 17; e Maísa Lopes Apolinário, 17. 

O processo de purificação da água por meio das cascas de banana ocorre em várias etapas. A primeira delas é expor as cascas ao sol por um período de 15 dias. Então, elas são trituradas em liquidificador ou processador de alimentos e peneiradas.

“O pó tem que ser bem fino porque isso aumenta o poder de absorção”, diz Felipe, explicando que uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revelou que é a porosidade da casca da banana que retém o metal pesado. 

“A casca tem carga negativa e o cobre tem carga positiva, eles se combinam por isso”, diz. 

Com a eficiência dos resultados, os próximos passos do projeto são mais ousados. O grupo agora busca o patrocínio de empresas para que possa realizar o procedimento de purificação da água com equipamentos mais eficientes.

“A ideia é conseguir uma parceria com a prefeitura para aproveitarmos as cascas de banana que vão para o lixo das escolas após a merenda”, diz Bruna.


Grupo tem apoio de pesquisadora do Ipen premiada em 2006

Para o desenvolvimento dos testes em laboratório e realização do TCC “Remoção de metais pesados dos efluentes através da biomassa residual da casca de banana”, os alunos da Etevav contam com a co-orientação de uma especialista - a pesquisadora do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares)Milena Rodrigues Boniolo - que conquistou o prêmio Jovem Cientista [iniciativa do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] em 2006 com o trabalho de mestrado “Uso da casca de banana para tratamento de efluentes radioativos”. 

No caso da pesquisadora, o pó de casca de banana foi usado para retirar da água o urânio, outro tipo de metal pesado. O processo é basicamente o mesmo feito pelos alunos da Etevav. 

De acordo com a professora Marivalda Negri, orientadora do grupo, o projeto é viável para ser aplicado em empresas. “O desafio é conter a contaminação do meio ambiente com a água residuária que as empresas devolvem para a natureza. Acho que esse é um incentivo inclusive para a pesquisa de outras formas de purificação da água”, diz, contando que o projeto é inédito nos laboratórios da Etevav.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia