Governo Italiano e prefeitura do Rio de Janeiro apresentam o projeto de urbanização Favela do Leme na Rio+20


CNO Rio+20 
Uma verdadeira transformação urbana e social nas favelas do Leme - Chapéu Mangueira e Babilônia - no Rio de Janeiro. Essa é a proposta feita pelo Ministério do Meio Ambiente da Itália à prefeitura do Rio de Janeiro, que será apresentada na próxima quarta-feira, 20, às 13h, na Rio+20 (no Parque dos Atletas).
O “Programa de Restauração da Favela do Leme” propõe o uso de materiais reciclados e modulados para a construção. Paredes, portas e janelas têm medidas padronizadas e serão fornecidas em “kits ecológicos”. O objetivo é reduzir o impacto ambiental e evitar o desperdício.

Desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente da Itália o projeto foi entregue ao secretário de Urbanismo do Rio de Janeiro, Sérgio Mendes, em abril deste ano. É baseado em cinco princípios: entrar, locomover-se, morar, relacionar-se e viver de forma sustentável. Entre as melhorias previstas estão a internet wi-fiescadas rolantespraçasquadras esportivas e várias áreas sociais.
“É um projeto ambicioso, porém possível. Não é só a estrutura física das comunidades que muda, é o viver, o relacionar-se. A prefeitura do Rio já mostrou interesse em concretizar aurbanização das favelas do Leme. O grande ideal do projeto é que os moradores participem e se envolvam com a construção e manutenção dos espaços. Aí sim, teremos uma cadeia totalmente sustentável”, explica um dos arquitetos Marco Casamonti.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia