Reflorestamento e desmatamento zero com inclusão social são prioridades para sociedade


Sucena Shkrada Resk, do Mercado Ético

Berta Becker

A ênfase em reflorestamento e desmatamento zero com inclusão social até 2020 foram as principais recomendações do painel sobre Florestas, evento realizado pelo governo brasileiro para a sociedade civil, na iniciativas Diálogos sobre Desenvolvimento Sustentável. O encontro aconteceu ontem (17), durante a Conferênciadas Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).


“A importância da ciência e tecnologia e conhecimento tradicional para conservar e gerar recursos para as populações locais foi a terceira recomendação. Todas seguirão aos chefes de Estado, que se reúnem nesta semana, de 20 a 22 de junho”, resumiu a geógrafa Berta Becker, que foi uma das dez especialistas que participaram do debate, no Riocentro, com uma plateia formada por centenas de representantes da sociedade civil, convidados pela organização do evento.

Segundo ela, para que a manutenção do processo de conservação aconteça de forma concreta, também devem haver ações para que se equipem os núcleos de serviços sociais nas cadeias produtivas nas áreas urbanas. “Caso não se melhore as cidades, as migrações tenderão a crescer em direção às florestas”, alerta. Ela citou que no caso específico da Amazônia, região que pesquisa há décadas,  já épossível se observar um processo migratório nos estados, como tambémimigratórios, com cidadãos e cidadãs provenientes de países, como Índia eHaiti.

(Mercado Ético)

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia