O que é melhor? aterro sanitário ou usina para tratar o lixo?


A diferença está na poluição. 
O aterro, embora forrado com mantas plásticas especiais, fatalmente deixará vazar, em algum momento, e contaminará os lençóis freáticos além das imensas áreas necessárias e também da contaminação entorno enquanto não for aterrado.

A usina é a solução mais inteligente, pois transforma o lixo em energia. No brasil é proibido queimar plásticos o que não tira a oportunidade dos catadores e recicla todo esse material. Já existe tecnologia até para reaproveitar o plástico fazendo com que volte a seu estado inicial antes de ter sido industrializado. 

O ideal seria começarmos pela Coleta do Lixo Seletiva, mas falta vontade política, pois já dispomos de tecnologia nacional com poluição zero.

A respeito da quantidade de resíduos que podem ser recicláveis, pelos números que em nível nacional e que algumas cidades apresentam a gravimetria (proporção do tipo de resíduo sobre a quantidade total de resíduos em uma tonelada) é de em média 50% de resíduos orgânicos, na maior parte comida, e os outros 50% de resíduos secos (papel, vidro, latinha, sucata ferrosa, alumínio, plástico, etc). 

Eu creio que todos nós em primeiro lugar temos de em nossas casas, reduzir a quantidade de comida que jogamos fora no lixeiro, pois metade da quantidade de resíduos urbanos que produzimos, resulta de comida jogada fora. E isso é muito ruim, pois tem muita gente passando fome no Brasil, com o Brasil sendo produtivo como é na área da agricultura. 

Em segundo lugar, ainda em casa, fazermos todo o possível e impossível para reutilizarmos o que temos para jogar fora como materiais que em uma primeira avaliação consideramos inutilizáveis. Isso quer dizer, remendar roupas, reformar roupas, trocar mais de uma vez as solas inteiras de nossos sapatos (esses dois tipos de resíduos são os menos recicláveis. Dar uma outra utilização para os papéis, por exemplo, por meio do artesanato, p. ex. existe a técnica do papier mache, acho que é assim que se escreve. Essas técnica produz uma massa modelável para fazermos vários tipos de novos utensílios caseiros para usarmos em decorações na casa. Além disso a reciclagem do papel pode produzir novos papéis que podem ser utilizados para outro tipo de artesanato e até vendermos, como caixas e embalagens, capas de agendas e diários femininos, cartões de felicitações e etc. para serem vendidos, isso dá um bom dinheiro para complementar nosso orçamento. 

E tem muito mais coisa que individualmente as famílias podem fazer pare reduzir os resíduos jogados fora. E mesmo os que forem separados na coleta seletiva, com garrafas, vasilhames de plásticos, plástico de todo o tipo, é bom entregar todos eles limpos para os catadores e a coleta seletiva, pois assim terão um preço melhor.

Na Educação Ambiental aplicada ns gestão dos resíduos sólidos, eu em um programa de coleta seletiva que desenvolvi para uma cidade satélite de Brasília, eu ampliei os 3 Rs (REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR), para 5 Rs: 

1. Refletir sobre a crise ambiental, principalmente sobre as Mudanças Climáticas;

2. Reduzir todo o consumo supérfluo, chamado pelos economistas de consumo conspícuo;

3. Reutilizar todos os materiais que usamos; 

4. Reciclar tudo o que usamos e de preferência quando pudermos em casa mesmo, é o caso dos papéis; e 

5. Restaurar ecológicamente o meio ambiente, por meio de ações individuais e coletivas, fazendo hortas comunitárias urbanas orgânicas ou agroecológicas e jardins de flores em casa, nas escolas e entre vizinhos, e plantando árvores frutíferas e de cada região na frente das casas, em terrenos baldios e em praças, mas para isso e necessário se organizar por meio de associações de bairros, ongs ambientalistas e de defesa dos direitos civis e plantando. As universidades na área de agronomia ou outro curso, podem ajudar cedendo mudas, os hortos florestais dos municípios também tem mudas 

Uma outra ação coletiva pode ser desenvolvida limpando (recolhendo resíduos, com luvas e sacos) as nascentes e e as beiradas de corpos d'água (córregos, rios, lagos, etc) por meio de ações coletivas e comunitárias, como grupos de ciclistas (eu sou um deles), grupos de escoteiros, grupos de bandeirantes, grupos de escolas, faculdades e universidades coordenados pelos(as) professores(as), grupos de amigos e amigas etc.

Junto com a limpeza das nascentes e dos corpos de água, temos de cercar com arame farpado e caibros as nascentes e conseguir da prefeitura a colocação de placas em volta e a fiscalização, das secretarias municipais de meio ambiente que sejam respeitadas os cercamentos.

Eco Harmonia

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia