Para onde vai seu lixo?


Obra da exposição The Plastic Garbage Projecto, em Zurique

São 6,4 milhões de toneladas de plásticos descartados nos mares todos os anos, os quais não se degradam com facilidade e acabam formando “continentes” de detritos que flutuam por décadas sobre os oceanos. Além das perdas econômicas e da degradação da paisagem, esses resíduos têm enorme impacto sobre a natureza, os animais e nossa própria saúde.


Na tentativa de conscientizar sobre os problemas causados pelo lançamento de plásticos no mar, o Museu de Design de Zurique, Suiça, lançou no último dia 4 de julho o programa Out To Sea - The Plastic Garbage Project.


A principal iniciativa é uma exposição em que são apresentados resíduos plásticos recolhidos a partir de diferentes oceanos. Uma das obras mais marcantes é uma montanha de lixo que representa a quantidade de resíduos plásticos jogados no mar a cada 15 segundos.


"Esta exposição foca no ensino e permite que os visitantes participem ativamente do tema", diz o site do projeto. O objetivo é mostrar a extensão deste desastre ecológico, as vantagens e desvantagens do uso do plástico e como podemos mudar nosso comportamento com soluções simples.


Uma das saídas mais importantas para essa nova conduta deve terpor base cinco Rs: Repensar hábitos e atitudes; Reduzir a geração e o descarte; Reutilizar para aumentar a vida útil do produto; Recusar produtos que agridam a saúde o ambiente; Reciclar e transformar o lixo num novo produto.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia