Artigo destaca importância da norma NFPA para traje de bombeiro

Data: 24/09/2012 / Fonte: Revista Emergência 

Os bombeiros da América do Sul, muitas vezes, por falta de dotação orçamentária, por desconhecimento e ainda por omissão do fabricante de equipamentos, não consideram importante utilizar trajes de comba­te a incêndios estruturais com cer­ti­fica­ção NFPA 1971:2007.
A norma NFPA 1971, edição 2007, para Indumentária de Proteção a Incêndios Estruturais foi feita para indicar os mínimos de proteção para que um bombeiro esteja o mais protegido possível frente a um incêndio. Deste equipamento depende a vida do bombeiro e esta é a grande importância a ser levada em conta pela comissão de especificação na hora de decidir a compra.
Mostraremos alguns pontos importantes na hora de decidir na escolha do traje de proteção dos bombeiros.

Certificação

Devemos saber identificar a diferença entre um traje certificado e um elemento do equipamento certificado. Por exemplo, um fabricante de tecidos pode ter todos os seus produtos relativos à proteção de bombeiros certificados por NFPA 1971:2007, mas isto não quer dizer, de nenhuma maneira, que quem utiliza estes produtos em um traje de proteção terá seu produto automaticamente certificado.

A certificação de um traje envolve o exame minucioso de sua construção, acessórios, costuras, selagem da barreira de umidade, respirabilidade e muitos outros itens. Isto significa que o conjunto todo deve ser certificado e não so­mente seus componentes individualmente.
Na página da UL (www.ul.com), entrando no menu "On Line Certifications Directory", opção "UL Category Code", coloque QGVG, que é a categoria de trajes estruturais certificados. Lá encontra-se a listagem dos fabricantes que têm trajes certificados.
ISO 9001
No item 4.5.3 da NFPA 1971:2007, pe­de-se como requerimento mínimo a certificação do fabricante do traje pela ISO 9001, gestão de qualidade contínua. Este pode ser um bom ponto de observação para saber se um fabricante tem uma certificação NFPA 1971 ou não. Esta certificação do fabricante do traje em conjunto com a certificação do fabricante do componente permite, entre outras coisas, garantir a rastreabilidade do item. Assim, em caso de defeito, pode-se descobrir qual o rolo de origem, o lote de fabricação, data de entrega, etc. O fabricante do tecido deve ter testemunhos de cada lote fabricado, de forma a garantir a possibilidade de refazer os testes em caso de problemas.
Autor: Luiz Zaidan
Foto: Arquivo/Tencate Protective Fabrics

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia