Registro de acidentes ocorrido com PCB Oleo Ascarel

Acidentes com PCB's Ascarel

  Registro de acidentes ocorrido com PCB

Imagem


Fatos marcantes envolvendo  PCB 

O PCB foi utilizado por mais de 30 anos sem nenhum controle e sem preocupações com os impactos negativos que poderiam trazer ao meio ambiente e à saúde humana. Mesmo após vários acidentes envolvendo as bifenilas policloradas, sua utilização demorou cerca de 15 anos para ser proibida (TRINDADE, 1997, MANGER, 1991 e MYERS, 1991). Os fatos marcantes relacionados à utilização do PCB foram os seguintes (TRINDADE, 1997 e PENTEADO, 2001):

1966: Pesquisadores na Suécia descobriram a presença de PCB em tecidos de pássaros, quando procuravam outro hidrocarboneto clorado.

1968: Em uma indústria de processamento de óleo de arroz, em Yusho no Japão, houve um vazamento de PCB de um trocador de calor. O acidente contaminou a produção de óleo de arroz e 1200 pessoas contraíram distúrbios generalizados irreversíveis, pois consumiram este óleo vegetal contaminado.
1970: Nos Estados Unidos, foi confirmada a presença de PCB no meio ambiente.

1979: Em Yu-cheng, China, houve a contaminação do óleo de arroz, com fluidos industriais KC-400 e KC-500. Foi encontrado, no óleo contaminado, 196 μg/g de PCB.

1981: Em Binghamton, Nova Iorque, houve um incêndio em um transfornador contendo ascarel devido a um defeito elétrico no disjuntor. O produto da combustão do PCB entrou no sistema de ventilação, sendo espalhado por toda a área dos 17 prédios, causando a contaminação de muitos trabalhadores. A descontaminação do edifício, de 19 andares, demorou 3 anos.

1984: Incêndio em um banco de capacitores durante o ensaio de um transformador de potência, em Quebec, Canada. Neste acidente houve o derramamento de 670 litros de ascarel e 2560 litros de óleo mineral isolante no meio ambiente.

1985: Durante o transporte de um transformador de Quebec para Alberta no Canada, houve um vazamento de cerca de 400 litros de líquido isolante contendo 56 % de PCB, contaminando 100 km da auto-estrada TransCanada, bem como todos os veículos que utilizavam a mesma rota.

1987: Em Curitiba no Paraná, houve um vazamento de um transformador isolado a ascarel. Explode, no Rio de Janeiro, um transformador isolado a ascarel, com contaminação da brita (piso) e dos equipamentos próximos.

2005: Roubo de transformadores da SE do Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, até hoje com destino desconhecido.

CONTROLE DO PCB
Em virtude do incidente em Yusho e da confirmação da presença de PCB no meio ambiente nos Estados Unidos, uma série de medidas com o objetivo de controlar o uso de PCB foram adotadas (TRINDADE, 1997 e PENTEADO, 2001).

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia