O que é Silvicultura?



Silvicultura
Silvicultura
Silvicultura é a criação e o desenvolvimento de povoação florestal com intuito comercial ou simplesmente de hobbie.

Nela cria-se uma floresta ou determinadas espécies de plantas, para depois vendê-las.

Os pontos que influenciam o sucesso de um projeto de silvicultura são: clima, determinação da espécie e definição do material genético,produção de mudas, preparo do solo, controle de formigas e outros invasores,tratos culturais, tratos silviculturais e colheita planejada.

Muitas pessoas vêm investindo nessa prática atualmente, ainda mais com a preocupação do reflorestamento que acaba atingindo a população mundial.

O que é

Silvicultura é a ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com vistas a satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, é aplicação desse estudo para a manutenção, o aproveitamento e o uso racional das florestas.

Silvicultura também está relacionada à cultura madeireira.

Busca ainda auxiliar na recuperação das florestas através do plantio de espécies nativas, preferencialmente de caráter regional, de forma a ampliar as possibilidades de manutenção dos biomas locais visando a recuperação de recursos hídricos e manutenção de biodiversidade, de forma a aumentar a eficiência do processo.
Silvicultura

O termo

O termo Silvicultura é designado à criação e desenvolvimento de povoação florestal, visando as necessidades do mercado. O Brasil é referencia internacional em relação à Silvicultura.

Pode se entender como a criação, o plantio, de uma floresta ou de determinadas espécies de plantas. Nem sempre é visando o mercado, a Silvicultura pode ser praticada também por hobbie ou por consciência ambiental.


O sucesso de um projeto de silvicultura depende do planejamento e implantação adequada nas várias fases do processo.

As fases podem ser compreendidas em: estudo do clima, determinação da espécie e definição do material genético,produção de mudas, preparo do solo, controle de formigas e outros invasores,tratos culturais, tratos silviculturais e colheita planejada.

Muitas pessoas vêm investindo nessa prática atualmente, ainda mais com a preocupação do reflorestamento que acaba atingindo a população mundial. Fique atento e se infirme mais sobre o assunto.

Silvicultura - O que é

Silvicultura
Para quem não sabe o termo Silvicultura é denominado à criação e desenvolvimento de povoação florestal, para atender as necessidades do mercado.
O Brasil é referencia internacional em relação à Silvicultura, pois pode se compreender como a criação, o plantio, de uma floresta ou de determinadas espécies de plantas. Tem gente que hoje em dia pratica a Silvicultura como hobbie ou por consciência ambiental. Para que um projeto de Silvicultura tenha sucesso é necessário ter um planejamento e implantação adequada nas várias fases do processo.
As fases podem ser compreendidas em:
Estudo do clima
Determinação da espécie e definição do material genético
Produção de mudas
Preparo do solo
Controle de formigas e outros invasores
Tratos culturais
Tratos silviculturais
Colheita planejada
Muitas pessoas vêm investindo em praticar a Silviculturas atualmente, ainda mais com a preocupação do reflorestamento que acaba atingindo a população mundial. Fique atento e procure saber mais sobre o assunto, pois é de extrema importância ficar por dentro de tudo que pode ajudar a preservar a natureza.
Silvicultura

Definições

Manutenção e exploração racional (ponderação, bom senso) das florestas (do latim silva: floresta).
Todas as técnicas para criar e a exploração racional das florestas, garantindo sua conservação e regeneração.
O cuidado e cultivo de árvores da floresta; florestal.
É a ciência que estuda os métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com a visão de satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, a aplicação do estudo para a manutenção, o aproveitamento e o uso racional das florestas.
Cultura e conservação das matas ou florestas.
Ciência ou técnica que se ocupa das matas.
Cultura de árvores florestais.
Ciência que trata do cultivo, reprodução e desenvolvimento de árvores florestais.
Todas as técnicas para criar, renovar, melhorar a floresta, antecipando o acompanhamento, ou seja guiar o crescimento natural das árvores para a produção de produtos (madeira, em madeira industrial, a lenha) ou serviços (qualidade da paisagem , protecção do solo, armazenamento de carbono, hospitalidade e lazer ...) sem comprometer o futuro do ecossistema florestal.
É a arte ou a ciência de manipular um sistema dominado por árvores e
seus produtos, com base no conhecimento das características ecológicas do sítio,
com vista a alcançar o estado desejado, e de forma economicamente rentável
(Louman et al., 2001).

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia