Relato de Experiência em Educação Ambiental

O projeto desenvolvido pelo Padre da Paróquia de Soledade- PB é uma construção de um salão Paroquial com a utilização de garrafas Pet recicladas e recuperadas. As garrafas são preenchidas com areia e lacradas, mas já existem outras construções do tipo em alguns estados e países, e nesses registros percebe-se que outros materiais podem ser utilizados para preenchimento como terra, palha de arroz ou trigo, resíduos de compostagem, entre outros. Após serem cheias e lacradas as garrafas são usadas para a construção com os mesmos materiais de uma construção com tijolos. Padre Rômulo ao tomar essa iniciativa não imaginou a repercussão da sua ação, de inicio era só um salão nos fundos da Igreja do Bairro São José, depois se tornou um exemplo seguido por toda a comunidade. O prédio era basicamente um lugar para encontros religiosos e festas comunitárias, não sabia ele que sem intenção participaria de uma ação de conscientização da comunidade sobre o reaproveitamento sustentável das garrafas PET, pois essas pessoas ao trabalharem nos seus projetos particulares sempre referenciam o salão.

A reciclagem no Brasil vem crescendo de maneira expressiva nos últimos anos, foram coletadas 294 mil toneladas de embalagens de PET, 4,25% mais que o ano anterior, afirma o censo da reciclagem de PET. Os benefícios da utilização de garrafas PET em nosso município são vários, primeiramente e o mais importante, é a possibilidade de proporcionar um novo destino para as garrafas, que comumente são descartadas de forma errada, e dessa forma diminuir a poluição ambiental, ajudando assim na preservação do meio ambiente. Como também a convicção de estar fazendo algo certo, algo que contribua de fato para diminuir o lixo ambiental. Outro ponto positivo são os custos de investimento e de operação que são diminuídos, uma construção dessas, por exemplo, chega a custar 50% menos que uma convencional. Existe também a questão da condutibilidade de calor, no interior do salão o clima é bem mais frio que do lado de fora, tornando-se mais arejado e fresco.
Para a comunidade como um todo esse projeto serviu de exemplo, o salão recebe muitos visitantes e aguçou a criatividade e consciência de muitas pessoas fazendo com que esse material fosse utilizado nas escolas, lar do idoso, creches, oficinas comunitárias, igrejas, todos com o intuito maior de, através da reciclagem, confeccionar artigos sustentáveis e criativos, com também de colaborar com a redução da poluição ambiental, dessa forma diminuindo sua pegada ecológica, pois, “A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. (Carta da Terra)”.
Fonte:www.sustentabilidades.com.br

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia