DICAS PARA USAR UMA MÁSCARA DESCARTÁVEL


Uma compilação de 2 artigos de especialistas publicados na OHS on line sobre proteção respiratória que utilize máscaras descartáveis, uma das mais comuns nos ambientes de trabalho.
Ressalte-se que o assunto é complexo e os profissionais do SESMT devem estar familiarizados também com um Programa de Proteção Respiratória que amplia o foco desta abordagem. Veja material publicado pela Fundacentro sobre o assunto, mencionado no final.

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

(EPI descartável)

O material de filtragem deve manter a resistencia à respiração no menor nível possível,
bem como reduzir ao máximo o calor gerado pela máscara

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

A Proteção Respiratória consiste em uma questão ampla que pode ser mal compreendida ou complicada mesmo para pessoas as mais experientes. A importância de uma proteção respiratória apropriada não pode ser negligenciada. Este artigo trata apenas de um pequeno segmento desta questão.

Comentaremos sobre alguns dos fundamentos sobre proteção respiratória, partículas e os conceitos básicos sobre o EPI mais usado convencionalmente para proteção respiratória do trabalhador: a máscara descartável, também chamada de máscara facial de filtro

Diversas atividades na indústria, negócios e mesmo em casa envolvem substancias contra as quais você precisa se proteger. Aerosóis muito finos ou poeiras respiráveis podem ser liberadas por trituração ou moagem, perfuração bem como pintura, e serviços de limpeza. Essas partículas são não apenas um incômodo mas também constituem um risco à saúde, visto que podem causar irritação no trato respiratório e pulmões, assim como doenças. Temos os exemplos de asbestose e silicose, que são de uma maneira geral conhecidas pelo público. Entretanto, muitas outras substancias, como poeiras metálicas e fumos também podem ser causa de doenças.

É importante destacar que a primeira linha de defesa padrão é exatamente os controles de engenharia contra riscos respiratórios. EPIs respiratórios só devem ser utilizados quando os riscos não podem ser eliminados por métodos de engenharia. Além disso, procure familiarizar-se com os princípios para um Programa de Proteção Respiratória.

PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

No Brasil, uma Instrução Normativa estabelece os parâmetros para a proteção respiratória - NR 6. 

No topo da Instrução, diretrizes relacionados ao uso adequado e a necessidade de treinamento, além do fornecimento apenas a trabalhadores capacitados. E na base do texto, uma referência à obrigatoriedade de se adotar o Programa de Proteção Respiratória estabelecido pela FUNDACENTRO.

TESTE DE VEDAÇÃO

Alguns princípios indispensáveis que devem ser do seu conhecimento sobre proteção respiratória: antes de saber qual é a proteção adequada, os usuários devem saber quais os contaminantes a que estarão sujeitos, o nível de contaminação e os limites de tolerância a esse agente.

É obrigatório que o usuário seja treinado em como utilizar e descartar esse tipo de EPI, assim como os possíveis sintomas de superexposição. É muito importante seguir as recomendações do fabricante de como utilizar as máscaras, visto que a inobservância dessas regras, pode causar uma vedação insuficiente e permitir ao usuário se submeter a altos níveis de contaminantes. Os trabalhadores tambem devem fazer um exame médico que assegure que eles podem utilizar uma máscara desse tipo, e que realizem testes de ajustes com uma máscara apropriada.

Os testes de integridade de EPI no Brasil são de responsabilidade de fabricantes e/ou importadores, garantido por um CA. Veja abaixo um infográfico da NR-6 sobre as especificações de EPI:

6.8 Responsabilidades de fabricantes e/ou importadores. (alterado pela Portaria SIT/DSST 194/2010)

6.8.1 O fabricante nacional ou o importador deverá:

a) cadastrar-se junto ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; (alterado pela Portaria SIT/DSST 194/2010)

b) solicitar a emissão do CA; (alterado pela Portaria SIT/DSST 194/2010)

c) solicitar a renovação do CA quando vencido o prazo de validade estipulado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde do trabalho; (alterado pela Portaria SIT/DSST 194/2010)

d) requerer novo CA quando houver alteração das especificações do equipamento aprovado; (alterado pela Portaria SIT/DSST 194/2010)

e) responsabilizar-se pela manutenção da qualidade do EPI que deu origem ao Certificado de Aprovação - CA;

f) comercializar ou colocar à venda somente o EPI, portador de CA;

g) comunicar ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho quaisquer alterações dos dados cadastrais fornecidos; h) comercializar o EPI com instruções técnicas no idioma nacional, orientando sua utilização, manutenção, restrição e demais referências ao seu uso;

i) fazer constar do EPI o número do lote de fabricação; e,

j) providenciar a avaliação da conformidade do EPI no âmbito do SINMETRO, quando for o caso;

k) fornecer as informações referentes aos processos de limpeza e higienização de seus EPI, indicando quando for o caso, o número de higienizações acima do qual é necessário proceder à revisão ou à substituição do equipamento, a fim de garantir que os mesmos mantenham as características de proteção original. (alterado pela Portaria SIT/DSST 194/2010)

6.8.1.1 Os procedimentos de cadastramento de fabricante e/ou importador de EPI e de emissão e/ou renovação de CA devem atender os requisitos estabelecidos em Portaria específica. (Inserido pela Portaria SIT/DSST 194/2010)


PARTÍCULAS

O que são partículas e quais as atividades que podem envolver riscos respiratórios? Partículas são as menores partes de sólidos ou líquidos que podem resultar de processos mecânicos, como trituração, moagem e perfuração, mas também de processos térmicos como combustão, e aquecimento ou reações com metais. Podem resultar ainda de mistura e remoção de substancias ou inclusive de remoção ou conservação, ocasionando a expansão de partículas no meio ambiente. Essas poeiras tem a dimensão menor do que 5microns e são consideradas como substancias respiratórias ou poeiras finas. Poeiras finas são invisíveis e podem penetrar no trato respiratório até atingir o alvéolo, onde ocorrerão pequenas lesões inflamatórias agudas ou crônicas, reversíveis ou irreversíveis.

Finalmente, a máscara descartável não deve ser usada para proteção contra substâncias radioativas, microrganismos ou substância bioquimicamente ativas.

11 DICAS

Embora máscaras descartáveis possam não proteger completamente um trabalhador de inalar partículas, elas podem reduzir o número de partículas inaladas. Abaixo algumas recomendações internacionais sobre como usar uma máscara descartável, tendo sido incluídas algumas recomendações das NRs:

1. Assegure-se de que todos os recursos de engenharia foram adotados para a promoção da proteção ambiental antes de implementar a proteção individual (EPI)

2. Verifique se o trabalhador foi considerado apto no Atestado de Saúde Ocupacional, do PCMSO, para trabalhar sob exposição a partículas

3. Disponibilizar treinamento apropriado para colocar e retirar a máscara

4. Lavar as mãos antes de colocar e quando retirar a máscara

5. Se você utilizou anteriormente um modelo de máscara adaptado a você, use uma máscara do mesmo fabricante, modelo e tamanho

6. Inspecione se a máscara está danificada; nunca use uma máscara danificada, use sempre uma nova

7. Não deixe que cabelo, barba, jóias, óculos ou outro adereço impeça uma colocação adequada da máscara.

8. Posicione a máscara nas suas mãos, segurando com os dedos a parte que protege o nariz

9. Cubra a máscara com suas mãos colocando as alças abaixo de suas mãos; envolva o queixo com a parte do nariz para cima

10. A alça simples ou dupla alça deve enlaçar a cabeça e permanecer na parte posterior da cabeça; a alça inferior deve se posicionar ao redor do pescoço e abaixo das orelhas e não devem ser amarradas

11. Coloque ambas as mãos sobre a máscara, faça uma rápida inspiração para checar se a máscara está bem vedada sobre a face; em seguida, coloque ambas as mãos completamente sobre a máscara e exale o ar da boca e nariz; se você sentir algum vazamento, a máscara não está vedando completamente; se o ar vaza ao redor o nariz, reajuste a peça que envolve o nariz; se o ar vaza pelas bordas da máscara, reajuste as alças até obter uma completa vedação;


Fonte: Prof. Samuel Gueiros - Blog NRFACIL

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia