Qual a diferença entre animal peçonhento e venenoso?

Animais Peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente, ou seja, possuem um mecanismo qualquer que os permite injetar seu veneno no organismo de outro animal. Bons exemplos são: algumas serpentes que possuem os dentes ocos ligados a glândulas de veneno e estes são usados para inocular veneno (ou peçonha) que algumas vezes podem até matar; escorpiões que injetam o veneno produzido na glândula de do aguilhão; as abelhas que usam o ferrão para picar e injetar o veneno no “inimigo” e por aí vão mais exemplos como aranhas, arraias, etc.

Animais Venenosos são aqueles que produzem as substâncias tóxicas (veneno), mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões, aguilhões, esporões), e por isso, dependem da situação para usá-las. O envenenamento pode ser passivo por contato como a lagarta taturana que possui pêlos por onde secretam veneno com um simples contato; pode ser também por compressão, como o sapo que necessita de apertar as glândulas localizadas no dorso perto da cabeça ou por ingestão como o peixe baiacu que possui toxinas em vários tecidos do corpo como fígado, brânquias, intestinos e podem causar envenenamento caso seja ingerido.

No caso dos sapos, vale a pena lembrar que aquele líquido que este animal esguicha numa situação de perigo e stress não é veneno. O que ele faz é esvaziar a bexiga sobre o agressor na intenção de assustá-lo, mas a urina não é tóxica. Os sapos não liberam veneno a menos que este seja pressionado. Mas ele é esperto: quando está em perigo, infla os pulmões e isso faz com que as glândulas de veneno fiquem mais expostas, com isso, caso um predador encoste, o veneno será liberado!



Venenoso: O sapo precisa de sofrer uma forte pressão na glândula de veneno!


Venenoso: o Baiacu não pode inocular veneno, mas seus tecidos possuem toxinas!


Peçonhento: o escorpião injeta veneno pelo aguilhão que contém uma glândula tóxica!


Peçonhento: algumas espécies de serpentes possuem presas ocas por onde injeta seu veneno!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia