Portal Produtos Perigosos participa de Curso Internacional de Emergência



Aconteceu entre os dias 18 a 22 de março na cidade de Americana, interior de São Paulo, o Curso Internacional de Emergência com Produtos Perigosos. O curso é uma realização da empresa Suatrans Cotec do Grupo Ambipar.

Com o objetivo de capacitar os participantes durante situações de emergências com Produtos Perigosos o curso oferece básicas de reconhecimento, seleção e utilização de equipamento de proteção individual adequado, realização de operações básicas de controle, contenção, direcionamento e confinamento de produtos perigosos com recursos específicos, conhecimento de procedimentos normais de operação e encerramento de uma emergência.
Os participantes são de todo o país, sejam funcionários da Suatrans Cotec que necessitam de capacitação para atender as emergências, até mesmo profissionais de Indústrias Químicas, Transportadoras, Refinarias, Órgãos Ambientais, Defesa Civil e Bombeiros.
Um dos participantes da última edição do Curso, o 1° Sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás Marcos Monteiro Silva conta como foi a sua experiência no treinamento. "O que aprendi neste curso vai me ajudar em várias coisas, desde atuar com mais segurança para equipe e pra mim em uma ocorrência com produtos perigosos, até os procedimentos corretos que devo tomar para sanar as emergências envolvendo esses produtos", diz Monteiro.
O curso Internacional de Emergência com Produtos Perigosos não tem a nomenclatura "Internacional" em vão, de acordo com o Superintendente de Operações da Suatrans Cotec e instrutor do curso Jorge A. Carrasco, o treinamento de emergências trabalha com regulações Americanas NFPA 472 e OSHA 1910.120 (q) desde 2005 e nos últimos anos vem atingindo resultados excelentes no combate de emergências com produtos perigosos. "O Brasil tem todos os recursos Técnicos e materiais que se precisa para atender qualquer Emergência Química", comenta Carrasco.
O instrutor fala também sobre as competências dos participantes após a primeira fase do curso de combate a emergências com produtos perigosos. "Com o nível de Operações os participantes passam a ter competências profissionais para se desenvolver em emergências químicas em atividades "defensivas". (Confinamento de vazamentos, descontaminação, suporte logístico, Segurança, etc.),” diz.
Além do conteúdo teórico sobre o tema o treinamento simula situações de emergências com produtos químicos em testes práticos, com tudo o que um incidente possa ter na realidade, seja nas Rodovias ou Ferrovias do país. Para se sentirem de fato em uma emergência, os alunos aprendem o uso correto do EPI(Equipamento de Proteção Individual) e assumem posições na ocorrência.
O curso acontece ao longo do ano e oferece diferentes estágios, desde o Operacional até o Nível de Comando de Incidentes.
Para mais informações sobre os cursos acesse: www.suatrans.com.br

(Fonte: Portal Produtos Perigosos por Viviane Oliveira- 28.03.2013)

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia