Poder do Boato - Barreiras da Comunicção




Artigo: Barreiras da comunicação

Barreiras da comunicação
Barreiras da comunicação
Por Leonardo Marioto
As pessoas não vivem isoladas, nem são auto-suficientes. Elas se relacionam continuamente com outras pessoas ou com seus ambientes por meio da comunicação. Comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É o processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra. É a maneira de se relacionar com outras pessoas através de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o ponto que liga as pessoas para que compartilhem sentimentos e conhecimentos. A comunicação envolve transações entre as pessoas. Toda comunicação envolve pelo menos duas pessoas: a que envia uma mensagem e a que a recebe. Uma pessoa sozinha não pode comunicar-se, pois somente com outra pessoa receptora é que pode completar o ato da comunicação. Entretanto, as organizações não podem existir nem operar sem comunicação; esta é a rede que integra e coordena todas as suas partes.”. (CHIAVENATO 2009)

Todo este processo comunicativo está sujeito a deformações, são as chamadas barreiras da comunicação que afetam direta ou indiretamente a mensagem produzida. Algumas variáveis podem tornar o processo comunicativo distorcido, ou seja, a mensagem inicial se difere da mensagem final.
De acordo com Chiavenato (2009) existem três tipos de barreiras comunicativas:
  1. Barreiras pessoais: influenciam nas barreiras pessoais certos hábitos falhos na hora de ouvir, envolvendo emoções e outros tipos de sentimentos pessoais. Estas barreiras, como denominado pelo próprio nome, são pessoais, ou seja, singulares e distintas a cada pessoa.
  2. Barreiras físicas: interferências físicas que ocorrem dentro do ambiente de comunicação. Ruídos no ambiente externo, uma janela que se abre no decorrer da conversa, a distância física entre a fonte e o destinatário, interferências na comunicação por aparelhos móveis, etc.;
  3. Barreiras semânticas: limitações e distorções da comunicação feita através de símbolos – como gestos, sinais, etc. – que podem ter diferentes sentidos para cada pessoa, distorcendo o real significado da mensagem inicial.

Segundo este mesmo autor, esses três tipos de barreiras ocorrem simultaneamente, fazendo com que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou, até mesmo, distorcida. Além das barreiras de comunicação, podem existem outros três tipos de males no processo:
  1. Omissão: é percebida quando ocorre certo tipo de omissão de partes importantes contidas na mensagem, fazendo com que a comunicação perca parte de seu significado.
  2. Distorção: ocorre quando a mensagem sofre algum tipo de alteração, deturpação que afeta seu real significado.
  3. Sobrecarga: quando a quantidade de mensagem ultrapassa a capacidade pessoal do destinatário para poder processar toda a informação, perdendo parte dela ou distorcendo seu conteúdo.
Segue abaixo um esquema do funcionamento das barreiras de comunicação – retirada do livro utilizado neste texto (vide bibliografia).
Barreiras de comunicação
Barreiras de comunicação

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia