Canal Futura visita projeto Dedo Verde na Escola

publicado em: 03/04/2013




Criar espaços educadores nas escolas e promover projetos de educação ambiental em diferentes realidades é o objetivo do projeto Dedo Verde, criado e implantado pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade em municípios de São Paulo. Em março deste ano, foi a vez do Canal Futura conhecer os resultados do projeto e exibir uma importante matéria sobre o tema, reforçando a importância da cultura da sustentabilidade em nossas vidas.
Assista ao vídeo e entenda como a educação ambiental pode ser transformadora: Matéria do Canal Futura sobre Dedo Verde
Entre 2011 e 2012, o projeto aconteceu na CEMEB Governador André Franco Montoro, em Itapevi (SP), e em 2009 e 2012, nas Escolas Municipais de Ensino Infantil Ricardo Gonçalves e Dona Leopoldina, na Lapa, em São Paulo (SP).
Em Itapevi, o Dedo Verde aconteceu por meio de uma parceria entre o Instituto 5 Elementos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Instituto Eurofarma, envolvendo diretamente 872 estudantes, 30 professores, 26 funcionários e 100 pais da CEMEB. Além de oficinas e mutirões, foram feitas visitas a lugares com boas práticas de sustentabilidade e construídas estruturas como a horta em mandala, minhocário, sistema de compostagem, entre outros, que envolveram toda a comunidade e extrapolaram os muros da escola.
Em São Paulo, o processo de formação em alfabetização ecológica foi fortalecido nas duas EMEIs, sempre com a busca por despertar o olhar da comunidade escolar para os ciclos naturais e seus padrões de funcionamento. As ações foram integradas ao conteúdo programático, e só em 2012, chegaram a envolver 35 professoras, 350 crianças, além de funcionários, direção e familiares. Foram construídos espaços educadores como horta orgânica, terrários, canteiros verticais e realizados mutirões com atividades como, por exemplo, capoeira, plantio em mandala, coroamento de árvores com PET, pintura de muros e criações artísticas pelas crianças.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia