Atividades marcam o Dia do Bombeiro

Notícia publicada na edição de 02/07/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.




Começou ontem e prossegue até o final deste mês a ação Bombeiro Sangue Bom, promovida pelo 15º Grupamento de Incêndio (GI) do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, para comemorar o Dia Nacional do Bombeiro, celebrado hoje, dia 2 de julho. Ontem, vários bombeiros estiveram no hemonúcleo de Sorocaba para doar sangue. O capitão Alexandre Riquena Costa, relações públicas do 15º GI, aproveitou a oportunidade para convidar a população a fazer o mesmo, a fim de ajudar o hemonúcleo. "É importante que as pessoas doem sangue para manter sempre o estoque do hemonúcleo, pois ajuda a salvar vidas", afirma o oficial. Aliás, salvar vidas é o lema dos bombeiros: "Vidas a salvar; patrimônios a preservar". Ano passado, o 15º GI comemorou 50 anos de atuação em Sorocaba.

Pelo telefone 193 (ligação gratuita), os bombeiros atendem diariamente a várias solicitações, entre elas, trotes. "Embora tenha diminuído bastante, ainda existem, o que atrapalha bastante o trabalho dos bombeiros", observa o capitão. As ocorrências mais comuns na central do Corpo de Bombeiros são relacionadas a acidentes de trânsito e, em especial, com o uso do Resgate. Sorocaba conta, atualmente, com três bases dos bombeiros: Cerrado, Santa Rosália e Éden. Existem, porém, estudos para a instalação de uma quarta base na zona norte; entretanto, o local da futura sede e a previsão de início das obras ainda não foram divulgados.

No domingo, marcando também a data de hoje, houve a competição do bombeiro mais resistente, no Parque Ipiranga, em São Paulo, entre bombeiros do Estado de São Paulo, de outros estados e da Argentina. Na modalidade individual, Sorocaba ficou em terceiro lugar, tendo à frente o 1º e o 4º Grupamentos de Bombeiros. No Estado de São Paulo, há 20 grupamentos. A competição consiste basicamente em condicionamento físico. Houve, ainda, uma corrida envolvendo milhares de participantes.

A data de hoje foi decretada oficialmente no Brasil em 1954. Os primeiros registros dos serviços dos bombeiros no país surgiram em 1856, no Rio de Janeiro, especificamente em 2 de julho, quando se criou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, época do imperador D. Pedro II. O primeiro comandante foi o major João Batista de Morais Antas.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia