Bombeiros recebem trajes para atendimento de emergências químicas



O prefeito Paulo Hadich realizou no último dia 19.07 (sexta-feira), a entrega de três trajes chamados de Nível A ao Corpo de Bombeiros de Limeira. Esse equipamento é utilizado para o atendimento de emergências envolvendo produtos químicos. Os trajes foram recebidos pelo comandante da corporação, tenente Bruno Gobbo, que elogiou a atenção que vem recebendo da atual administração municipal. “A Prefeitura de Limeira vem tratando o Corpo de Bombeiros com um carinho ímpar”, ressaltou. “Temos recebido tudo que precisamos, inclusive equipamentos que nunca tivemos”.
Hadich lembrou que, apesar de subordinado ao Estado, o Corpo de Bombeiros é mantido em parceria com o governo local. “Temos que contar com bombeiros cada vez mais preparados e equipados, pois nunca se sabe que nível de ocorrências enfrentaremos”, lembrou. Os três trajes entregues nesta sexta custaram, juntos, aproximadamente R$ 10 mil. Eles possibilitam que quem o ocupe fique totalmente protegido de qualquer contato com o meio externo.
“O traje impede o contato de produtos químicos com a pele, as mucosas ou ao aparelho respiratório”, detalhou Gobbo. A respiração é realizada através de um tubo de oxigênio, que também fica por baixo do material especial de que é feita a roupa. Segundo o tenente, antes, ao enfrentar acidentes químicos, os bombeiros precisavam emprestar trajes adequados de empresas ou apelar para outros procedimentos, como a ventilação mecânica, que podiam custar um tempo precioso.
“Agora podemos atender esses casos adequadamente, com um equipamento de primeira linha, certificado internacionalmente”, afirmou. De acordo com Gobbo, Limeira tem grande risco de acidentes com produtos químicos, devido ao perfil de suas empresas. Além disso, também acontecem acidentes desse tipo nas rodovias que cortam o município.
O comandante contou que, no início do ano, o Corpo de Bombeiros já havia recebido da Prefeitura 10 kits chamados de composite, que contam com cilindros de oxigênio feitos com materiais bem mais leves que o tradicional. “Isso é um diferencial muito grande, que facilita o nosso trabalho”, explicou. “Em termos de equipamentos, o Corpo de Bombeiros de Limeira tem se tornado cada vez mais uma referência para a região”.

Fonte: 
por Secretaria Municipal de Comunicações

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia