Essas dicas são valiosas para os marinheiros de primeira viagem.
Esse é um tema discutido em sala de aula, mas tenho visto apresentações pífias em treinamentos e palestras. Então não custa nada dar algumas dicas para não fazer feio em suas apresentações com slides.
Já falei um pouco sobre esse assunto quando escrevi o texto Falando em público – perca o medo, mas hoje vamos aprofundar mais um pouco no tema.
Importante: Essas dicas são dirigidas para quem tem um mínimo de conhecimento de PowerPoint. Se você não tem, então precisa aprender urgente, pois essa é uma ferramenta importantíssima para os TST. Vale lembrar que eu, assim como muitos colegas, sou do tempo das transparências e tivemos que nos adaptar com as novas tecnologias (aliás, facilitaram e muito a nossa vida).
Chega de conversa e vamos ao que interessa:
- Ortografia – Cometer erros de ortografia em apresentações é um pecado mortal para qualquer palestrante, professor, etc. A plateia perde o foco e passa a procurar outros erros. É fracasso na certa! Para evitar isso, confira o texto várias vezes e, se possível, peça para alguém ler. Muitas vezes nós não vemos o erro e outra pessoa poderá ver facilmente.
- Fontes- Não mude de fonte a cada slide. Use no máximo dois tipos de fonte. Atente para o tamanho das fontes. Se for para colocar textos que as pessoas não conseguirão ler, então nem coloque!
- Cores- Item muito importante! Nada mais terrível do que ficar tentando decifrar o que está escrito em um slide. De preferência use fundo claro e letras escuras. Se tiver que colocar uma imagem com texto sobreposto, teste várias cores até chegar à melhor combinação ou então adicione um fundo na caixa de texto.
- Imagens- As imagens são eficientes em passar mensagens, desde que sejam visíveis. Escolha imagens que não fiquem distorcidas no slide (pelo menos 900 x 720px).
- Conhecimento do tema – Procure saber tudo sobre o assunto. Nada mais terrível do que ser questionado em público e não saber a resposta; jamais diga que não sabe. Diga que vai confirmar e depois dará a resposta. Nunca fale sem ter certeza, pois alguém na plateia pode saber tanto quanto você sobre o assunto e a situação poderá ficar difícil.
- Conheça os slides – Saber o posicionamento de cada slide faz parte da dinâmica da apresentação, pois você poderá usar isso para chamar a atenção para o próximo slide. Certa vez ao chegar ao trabalho, fui informado que teria que fazer um treinamento sobre um determinado assunto. Eu conhecia bem o tema, mas quem elaborou os slides o fez para ele. Já cheguei atrasado ao treinamento (outro erro grave). Foi um desastre! Eu comentava sobre um assunto e de repente lá vinha um slide falando da mesma coisa. “Para piorar a situação, meia hora depois aparece aquela tela preta escrita:” Fim da apresentação.” Ainda faltava uma hora e meia para o fim do treinamento! A saída foi __ Pessoal, hora do café!!!!
- Animações – Não use animações nos slides! Aquelas entradas da direita, esquerda, virando, etc e tal, só serve para distrair seu público. Pode até usar um ou outro em pontos específicos da apresentação, mas não abuse!
- Esteja preparado- Estar preparado significa não ter que ler o slide todo. Eles servem apenas como guia. Não torne o slide um livro. Use apenas tópicos. Pratique a apresentação em frente ao espelho! Faça uma apresentação para sua família e peça para anotarem seus erros. No dia da apresentação esteja bem arrumado.
- Piadas- Cuidado com as piadas! Nada pior do que ficar ouvindo piadas sem graça.
- Plano “B” – Tenha um plano “B” para possíveis problemas. Leve a apresentação no pendrive, CD/DVD e até em papel mesmo!
- Horários- Chegue no mínimo meia hora antes para preparar todo o material e testar equipamentos. Controle seu tempo de apresentação (sem que a plateia perceba, é claro!).
É isso aí!!! Tem mais coisas, mas isso se você seguir essas dicas com certeza não fará feio na sua apresentação!
E você já passou por experiências desagradáveis em treinamentos, palestras? Deixe seu comentário e compartilhe conosco
Fonte consultada:http://www.papodeempreendedor.com.br