DICAS PARA NÃO FAZER FEIO EM SUAS APRESENTAÇÕES COM SLIDES

Dicas para não fazer feio em suas apresentações com slides

Essas dicas são valiosas para os marinheiros de primeira viagem.

Esse é um tema discutido em sala de aula, mas tenho visto apresentações pífias em treinamentos e palestras. Então não custa nada dar algumas dicas para não fazer feio em suas apresentações com slides.
Já falei um pouco sobre esse assunto quando escrevi o texto Falando em público – perca o medo, mas hoje vamos aprofundar mais um pouco no tema. 
Importante: Essas dicas são dirigidas para quem tem um mínimo de conhecimento de PowerPoint. Se você não tem, então precisa aprender urgente, pois essa é uma ferramenta importantíssima para os TST. Vale lembrar que eu, assim como muitos colegas, sou do tempo das transparências e tivemos que nos adaptar com as novas tecnologias (aliás, facilitaram e muito a nossa vida).
Chega de conversa e vamos ao que interessa:
  • Ortografia – Cometer erros de ortografia em apresentações é um pecado mortal para qualquer palestrante, professor, etc. A plateia perde o foco e passa a procurar outros erros. É fracasso na certa! Para evitar isso, confira o texto várias vezes e, se possível, peça para alguém ler. Muitas vezes nós não vemos o erro e outra pessoa poderá ver facilmente.
  • Fontes- Não mude de fonte a cada slide. Use no máximo dois tipos de fonte. Atente para o tamanho das fontes. Se for para colocar textos que as pessoas não conseguirão ler, então nem coloque!
  • Cores- Item muito importante! Nada mais terrível do que ficar tentando decifrar o que está escrito em um slide. De preferência use fundo claro e letras escuras. Se tiver que colocar uma imagem com texto sobreposto, teste várias cores até chegar à melhor combinação ou então adicione um fundo na caixa de texto.
  • Imagens- As imagens são eficientes em passar mensagens, desde que sejam visíveis. Escolha imagens que não fiquem distorcidas no slide (pelo menos 900 x 720px).
  • Conhecimento do tema – Procure saber tudo sobre o assunto. Nada mais terrível do que ser questionado em público e não saber a resposta; jamais diga que não sabe. Diga que vai confirmar e depois dará a resposta. Nunca fale sem ter certeza, pois alguém na plateia pode saber tanto quanto você sobre o assunto e a situação poderá ficar difícil.
  • Conheça os slides – Saber o posicionamento de cada slide faz parte da dinâmica da apresentação, pois você poderá usar isso para chamar a atenção para o próximo slide. Certa vez ao chegar ao trabalho, fui informado que teria que fazer um treinamento sobre um determinado assunto. Eu conhecia bem o tema, mas quem elaborou os slides o fez para ele. Já cheguei atrasado ao treinamento (outro erro grave). Foi um desastre! Eu comentava sobre um assunto e de repente lá vinha um slide falando da mesma coisa. “Para piorar a situação, meia hora depois aparece aquela tela preta escrita:” Fim da apresentação.” Ainda faltava uma hora e meia para o fim do treinamento! A saída foi __ Pessoal, hora do café!!!!
  • Animações – Não use animações nos slides! Aquelas entradas da direita, esquerda, virando, etc e tal, só serve para distrair seu público. Pode até usar um ou outro em pontos específicos da apresentação, mas não abuse!
  • Esteja preparado- Estar preparado significa não ter que ler o slide todo. Eles servem apenas como guia. Não torne o slide um livro. Use apenas tópicos. Pratique a apresentação em frente ao espelho! Faça uma apresentação para sua família e peça para anotarem seus erros. No dia da apresentação esteja bem arrumado. 
  • Piadas- Cuidado com as piadas! Nada pior do que ficar ouvindo piadas sem graça.
  • Plano “B” – Tenha um plano “B” para possíveis problemas. Leve a apresentação no pendrive, CD/DVD e até em papel mesmo!
  • Horários- Chegue no mínimo meia hora antes para preparar todo o material e testar equipamentos. Controle seu tempo de apresentação (sem que a plateia perceba, é claro!).
É isso aí!!! Tem mais coisas, mas isso se você seguir essas dicas com certeza não fará feio na sua apresentação!
E você já passou por experiências desagradáveis em treinamentos, palestras? Deixe seu comentário e compartilhe conosco
Fonte consultada:http://www.papodeempreendedor.com.br

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia