Escavações - Confira as regras para minimizar os riscos de desabamentos e soterramentos nesse tipo de serviço

Reportagem: Juliana Martins

Para realizar escavações em terrenos, a área de trabalho deve ser previamente limpa. Isso significa que é necessário providenciar a retirada ou o escoramento de árvores, rochas, equipamentos, materiais e outros objetos sempre que houver risco de comprometimento da estabilidade.
Além disso, o conhecimento do solo do local é muito importante, pois a maior parte dos acidentes ocorre por movimentos acidentais que resultam em desabamentos. Assim, a presença de um engenheiro especializado em geo tecnia é fundamental para a segurança do processo.
Segundo a Norma Regulamentadora das Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (NR-18), é preciso examinar as propriedades vizinhas ao terreno antes do início das escavações. Esse procedimento serve para verificar a necessidade de tomar medidas preventivas, evitando inclusive que ocorram fissuras nas edificações da vizinhança. Caso seja verificada a presença de cabos elétricos subterrâneos, é obrigatório desligá-los. Para tanto, a concessionária local deve ser procurada antes do início de qualquer escavação.

Se houver risco de vazamento de gás, o local deve ser constantemente monitorado e ventilado. Além disso, deve existir alarme sonoro e visual, alertando para a presença de encanamento de gás.

REQUISITOS DE SEGURANÇA PARA ESCAVAÇÕES



Esta seção apresenta detalhes da Norma Regulamentadora nº 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (NR-18), que estabelece critérios mínimos de segurança e conforto para as instalações e serviços de canteiro


Apoio Técnico: José Carlos de Arruda Sampaio

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia