Limpeza consciente


Para você que gosta de ter a casa sempre limpa, perfumada e longe dos resíduos de gordura saiba que os componentes químicos contidos nos produtos de limpeza podem trazer danos à sua saúde e ao meio ambiente.
As fórmulas para deixar sua roupa mais branca, seu banheiro mais limpo e seu quarto mais perfumado, podem esconder vilões químicos. Segundo a Química Shirley Charrua existem muitos componentes nos produtos de limpeza, “Os produtos de limpeza possuem várias categorias químicas, desde abrasivos, tenso ativos, antioxidantes, anti-ferrugem, depende da finalidade do produto”. Comenta
Os problemas de saúde relacionados ao uso de produtos de limpeza vão desde uma irritação na pele até problemas respiratórios e de fertilidade, De acordo com Shirley os produtos químicos que mais oferecem riscos à saúde são: “Formaldeído (formol): altamente tóxico, carcinogênico.
• Fenol: em contato com a pele causa queimaduras e descamação. Pode causar convulsões, colapso circulatório, coma e até a morte.
Amoníaco - Hidróxido de amônio: Usado sempre em solução, mas assim mesmo, é uma substância química muito volátil. É muito danosa aos olhos, trato respiratório e pele.
Alvejantes - Normalmente à base de:
• Hipocloritos: corrosivos, irritantes, causam queimaduras na pele e olhos e trato respiratório
• Soda Cáustica (hidróxido de sódio): cáustico queima a pele e olhos, se ingerido poderá destruir o esôfago e danificar o estômago.
Podem causar edema pulmonar, vômitos ou coma se ingerido.
Perigo adicional: Alvejantes contendo hipocloritos, se misturados com produtos contendo amônia, podem liberar cloramina gasosa, altamente tóxica.
Sabão para carpetes
A maioria das composições são destinadas a remover qualquer tipo de mancha, eles até cumprem a tarefa, mas não sem o uso de substâncias altamente tóxicas. Algumas incluem:
• Percloroetileno: carcinogênico, danifica o fígado, rins e sistema nervoso.
• Hidróxido de amônio: corrosivo, irritante para os olhos, pele e trato respiratório.
Desentupidores de ralos Muitos produtos contém:
• Hidróxido de potássio: cáustico queima a pele e olhos, se ingerido poderá destruir o esôfago e danificar o estômago.
• Ácido clorídrico: Corrosivo, irritante da pele e olhos, causa danos aos rins, fígado e trato digestivo.
• Tricloroetano: Irritante da pele e olhos, depressor do SNC, causa danos ao fígado e rins.
Removedores de mofo • Hipoclorito de sódio: corrosivo, irrita ou queima a pele e olhos, pode causar edema pulmonar.
• Formaldeído: altamente tóxico, carcinogênico, irritante dos olhos, pele e trato respiratório, pode causar náusea, cefaléias, sangramento nasal, tonturas, perda de memória e falta de ar.
Limpadores de forno
Normalmente são à base de:
• hidróxido de sódio, que é cáustico, forte irritante, causa queimaduras na pele e olhos, se ingerido causará danos terríveis ao trato digestivo.
Bactericidas• Triclosan, a sua absorção pela pele pode estar ligada à danos ao fígado.
Produtos para limpeza de roupas Podem conter:
• Hipocloritos: corrosivos, irritantes, causam queimaduras na pele e olhos e trato respiratório.
• Alquil sulfonatos: são absorvidos pela pele, causam danos ao fígado.
• Tripolifosfato de sódio: Irritante da pele e mucosas causa vômitos, rapidamente absorvido pela pele se presente nas roupas.
Produtos para limpeza de vasos sanitários
Podem conter: hipocloritos.
• Ácido clorídrico: Corrosivo, irritante da pele e olhos, causa danos aos rins, fígado e trato digestivo.
• Hipocloritos: corrosivos, irritantes, causam queimaduras na pele, olhos e trato respiratório. Pode causar edema pulmonar, vômitos e coma se ingerido. “Os alvejantes se misturados a outros produtos podem liberar gás cloro que é altamente tóxico”. Explica.
A regulamentação dos produtos de limpeza é feita pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que fiscaliza e exige que as empresas tenham um químico responsável pelas fórmulas.
A melhor dica é seguir as recomendações do fabricante em relação à quantidade e ao uso do produto, pois misturar produtos com fórmulas diferentes para potencializar o poder de limpeza nem sempre é uma escolha inteligente.
Não podemos esquecer que além de danos á saúde os produtos de limpeza também prejudicam o meio ambiente, portanto diminuir ou mesmo evitar o uso de alguns deles além de ser saudável é sustentável.
Shirley finaliza nossa entrevista comentando sobre as alternativas que o mercado oferece em relação aos produtos de limpeza. “Impossível deixar de usar esses produtos, assim devemos usá-los sempre na menor quantidade possível. Existem algumas linhas de produtos Ecologicamente Corretos, que para diminuir o impacto na natureza seriam as mais indicadas. Também podemos usar embalagens refis e produtos concentrados, o que diminui o consumo de material de embalagem e consumo de água, respectivamente”.

(Fonte: Viviane Oliveira - Redação Produtos Perigosos – 11/10/2013)

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia