Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Equipe DPVAT



Desde 2005, por ideia e determinação da Organização Mundial das Nações Unidas, todo terceiro domingo do mês de novembro é o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito. O objetivo é lembrar as pessoas que morreram em acidentes, e homenageá-las, bem como suas famílias. Dados da ONU revelam que mais de 1,2 milhões de pessoas, em todo o mundo, já perderam suas vidas em acidentes de trânsito.



Introduzido no Brasil em 2008 pela Associação Trânsito Amigo, esse ano a data será celebrada no próximo domingo, dia 17 de novembro. Brasília foi escolhida para sediar o grande evento que terá palco para shows e atrações. Será realizado ainda o lançamento da Pedra Fundamental do Primeiro Memorial Nacional em Memória das Vitimas Brasileiras no trânsito (foto).

Engenheiro de formação, Fernando Diniz montou a Associação Trânsito Amigo em 2003, após a morte de seu filho Fabrício num acidente de carro na Avenida das Américas, Barra da Tijuca, Zona Oeste carioca, iniciando então uma luta em favor da preservação da vida no trânsito.

Apesar da tristeza que paira sobre a data, ele visualiza um evento alegre. “É uma data para que as pessoas não sejam esquecidas. Não é um acontecimento triste. Estamos lá para homenagear os que já se foram e celebrar a vida”, diz Fernando. Alertar e conscientizar, claro, faz parte, já que há muitos depoimentos de parentes de vítimas. “Nossa grande mensagem é: não queremos ver você com sua foto estampada num cartaz, nas próximas campanhas contra a violência no trânsito”.

Participe! O evento, que é gratuito, acontecerá no Pavilhão das Exposições, no Parque da Cidade, em Brasília, entre 9h e 15h, no próximo domingo, dia 17 de novembro.

Para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito, recomendamos o vídeo produzido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, não deixe de ver!



Para quem vai aproveitar o feriadão para viajar, tenha bastante cuidado nas estradas. Todos nós podemos contribuir para um trânsito com menos vítimas. Bom feriado a todos!
Fonte: Viver Seguro no Trânsito



*Essa postagem foi fruto de pesquisas e de tradução livre sobre o assunto.

fontes: Ong Trânsito Amigo. Road Peace (World Day of Remembrance for Road Traffic Victims), Denatran, com a colaboração de Maria Luiza Hausch e Fernando Pedrosa

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia