Incêndio destrói academia e atinge prédio vizinho em SP

MARTHA ALVES
DE SÃO PAULO

Um incêndio de grandes proporções destruiu o prédio da academia SmartFit na esquina da rua do Boticário com a avenida Ipiranga, no centro de São Paulo na madrugada desta sexta-feira. O fogo atingiu também parte de um prédio residencial localizado ao lado do estabelecimento.

Cerca de 30 pessoas, moradoras de um prédio vizinho na esquina da avenida Rio Branco com a avenida Ipiranga, foram levadas à Santa Casa de São Paulo e aos hospitais São Paulo, Vergueiro e das Clínicas. A vítima mais grave foi um idoso que sofreu queimaduras de segundo grau. Um bombeiro também foi atendido após cortar a mão.


O incêndio começou por volta da 1h e foi controlado duas horas depois por 48 equipes do Corpo de Bombeiros, totalizando 150 homens. Por volta das 6h30, os bombeiros permaneciam no local fazendo o trabalho de rescaldo para apagar pequenos focos de fogo. A expectativa da Defesa Civil é de começar a vistoria do edifício por volta das 10h.

Editoria de Arte/Folhapress



Segundo os bombeiros, o fogo começou em uma academia recém-inaugurada. O vento espalhou a fumaça para outros edifícios e fazia cair fagulhas na rua. O calor do fogo também quebrou em pedaços pequenos os vidros de algumas janelas.

Os moradores de um prédio de 25 andares foram forçados a deixar os 146 apartamentos e acompanharam na rua o trabalho dos bombeiros. Muitas pessoas passaram a madrugada sentadas nas calçadas da avenida Rio Branco, algumas delas utilizavam cobertores para se proteger do frio da madrugada. Outras seguravam crianças e animais de estimação que conseguiram retirar dos apartamentos.

Jair Paca de Lima, coordenador da Defesa Civil, afirmou que um dos problemas enfrentados no resgate foi o da comunicação. Muitos estrangeiros, entre eles chineses, bolivianos e peruanos, vivem no local e não entendiam as ordens dadas por bombeiros para deixar os apartamentos. Alguns se recusaram a abrir as portas com medo de roubo e os bombeiros tiveram que arrombar.

Segundo a instituição, mais de 50 pessoas que inalaram fumaça foram atendidas em um posto de socorro montado na avenida Ipiranga. Elas eram retiradas do prédio pelos bombeiros e levadas a lonas coloridas estendidas na rua Rio Branco de acordo com o grau de gravidade. Nas lonas verdes eram colocados os casos mais leves, na amarela os medianos e na vermelha os mais graves.


Após a seleção dos pacientes, médicos do Grau (Grupo de Resgate e Atenção as Urgências e Emergências) faziam a medição de oxigenação no pulmão e batimentos cardíacos e anotavam a caneta na mão das vítimas para controle.

Equipes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e CET (Companhia de Engenharia de Trânsito) estiveram no local para dar apoio. Técnicos da Congás também foram desligar o sistema de gás dos edifícios atingidos pelo incêndio.

As causas do incêndio serão investigadas, de acordo com os bombeiros.

Incêndio atinge prédio no centro de São Paulo

 Ver em tamanho maior »
Avener Prado/Folhapress
AnteriorPróxima
Defesa civil conversa com moradores onde o incêndio teve início, em São Paulo Leia mais




Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia