Mestres da Obra divulga vídeo sobre o circuito cultural que percorreu 12 canteiros da construção civil neste ano

Circuito Cultural Mestres da Obra from André Cywinski on Vimeo.

DE SÃO PAULO

A ONG Mestres da Obra, que atua para o desenvolvimento humano dos trabalhadores da construção civil nas questões relacionadas à promoção da educação, da saúde e da cultura, está divulgando o vídeo sobre o Circuito Cultural que percorreu 12 canteiros da construção civil ao longo deste ano.

A Oscip é lidera por Daniel Cywinski, finalista do Prêmio Empreendedor Social 2009. No vídeo é possível ver os operários da construção civil executando trabalhos artísticos. Eles também participam de outras vivências, como o "cinema na laje" e encenações teatrais dentro do canteiro de obras.
A vivência intitula-se "Migração e Identidade Cultural". "O movimento migratório implica a fragmentação de uma identidade. A nova situação de vida da grande cidade impõe a formação de uma nova identidade cultural que exige do indivíduo a capacidade de 'reelaboração' cotidiana por meio de constantes interações, trocas, buscas e questionamentos", analisa Arthur Pugliese, coordenador do projeto.

O Circuito Cultural foi dividido em três vivências principais:

1) Teatro - Esquete Teatral "Desconstrução"
Realizada dentro do próprio canteiro, a peça retrata um migrante nordestino que se muda para a cidade grande em busca de uma vida melhor. Torna-se operário da construção e experimenta a realidade do cotidiano das grandes cidades. O esquete aborda temas como o uso do álcool, a segurança do trabalho, a família, a cultura de origem, a amizade e a transformação no profissional da construção civil.

2) Artes plásticas - Oficina "Paisagens"
Vivência de arte dentro dos canteiros de obra que utiliza como matéria-prima os diversos resíduos gerados no próprio canteiro. As ferramentas, bem como os materiais aproveitados para as atividades nos ateliês, são as mesmas utilizadas na obra civil. A criação final não vem determinada, é fruto da imaginação de cada um. O tema da oficina é "Paisagens da infância".

3) Cinema - Cine na Laje
Com o objetivo de oferecer aos trabalhadores do canteiro de obras novas formas de conhecimento, a atividade "Cine na Laje" exibe filmes que fortalecem a compreensão da questão migração e identidade cultural.

Para assistir ao vídeo clique aqui.



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia