6 Argumentos para você ser um defensor da segurança no trabalho


Você conhece o tripé produtividade-qualidade-segurança? Ele concerne alguns dos enormes conflitos que nós empreendedores enfrentamos no dia-a-dia. Por que? Segurança é essencial, mas afeta o ritmo do trabalho e a qualidade do produto.

Para revisar , segurança significa tanto utilizar os equipamentos de proteção (as EPIs), quanto respeitar os procedimentos de segurança. Mas vai além: é a não exploração de um funcionário acima do limite de sua capacidade emocional e física. É não exigir de um funcionário muito extenuado uma atividade arriscada que exige concentração, ex. boys ou motoristas. Respeitar prazos de recuperação de fadiga para evitar lesões por esforço repetitivo e, bem importante, prestar atenção ao trabalho dos funcionários, à forma como está sendo realizada, pois eles podem não ter consciência de que estão colocando a vida em risco.

Minha motivação para esse post foi uma história que aconteceu comigo no campo de obra: as alternativas para segurança da nossa equipe estouraria a meta de custo, o que arruinaria o resultado da obra e o nosso bônus. Eu, que balizo minhas decisões pelo lado financeiro, tentei cortar alguns equipamentos. Mas, meu sócio, centrado e maduro, exigiu o cumprimento das normas de segurança.

Segurança pode realmente ser muito caro, custo que se repassado ao cliente pode torna o preço do seu serviço menos competitivo. Ainda assim, eu estava errado, e meu sócio fez o certo.

O problema é que na tomada de decisão no calor da operação, o emocional distorce a analise da situação. Uma forma de evitar essas armadilhas é estar bem instrumentado, com argumentos irrefutáveis para não te convencerem a agir errado. Pensando nisso, pesquisei e separei 6 argumentos para compartilhar com vocês:


1 – Economia com segurança parece boa no curto prazo, mas é péssima de médio

Hoje se é “esperto” economizando algum dinheiro com equipamento de proteção. Amanhã um acidente mutila um colega de trabalho e você será demitido além de ser processado.

E aí, vale a pena? Não tem como valer a pena nunca.

Já para as empresas, a razão de tantos processos trabalhistas é o desacerto da área operacional com os procedimentos de segurança. Um processo de milhares de reais por um custo de menos de cem.

E esqueça a esperança de resolver no jeitinho, na conversa para não tomar um processo. Você acha que seu funcionário vai tratar com coleguismo uma situação prejudicial para ele? Você foi colega do seu funcionário e respeitou a vida dele antes do acidente?


2 – E não é sustentável

E aí você vai conduzir seu negócio para sempre colocando seus funcionários em risco? Não seria melhor precificar adequadamente seu produto para cobrir custos de segurança? Observe se você está errando em outros fatores e descontando nos custos de segurança. Isso é grave. Cuidado.


3 – Que líder você gostaria de ser?

Quantas pessoas te seguirão depois de tomarem consciência de que você coloca a vida delas em risco mas não a sua? Você perderá o respeito dos seus liderados. Se tiver contando mentiras para eles, como por exemplo “é seguro. Não vai acontecer nada”, vão te devolver mentiras do tipo, “fiz certo”, “atendi bem sim”, “não deixei nada errado”.

Isso vai virar uma bola de neve e desestabilizar sua relação com os colegas. Jamais coloque a vida dos outros em risco, pois você coloca o seu futuro junto dessa forma.


4 – Fazer concessões é atravessar uma fronteira sem volta

Sabemos que não existe “só dessa vez” ou “só por hoje”, se te pedirem para furar uma regra de segurança com o “só por hoje” responda: “só por hoje não vou fazer”.

A disciplina é essencial com segurança. Os funcionários vão relaxando e afrouxando até a hora que acontece um acidente. Disciplina é tudo em segurança. Siga a regra do “só por hoje”.


5 – É uma questão de equilíbrio para a vida de todos

Se coloque no lugar do outro e faça a ação arriscada você mesmo. Dinheiro não pode contestar nunca a vida. Se você fraquejar, pode tornar sua vida muito complicada, com insônias, preocupações, estresse até o limite de um problema grave de saúde.


6 – Metas são elaboradas sobre premissas de equilíbrio

Ninguém planejou bater meta sem desrespeitar fatores de segurança, então não será agora. Quando se rompe com os procedimentos de segurança, as metas já foram perdidas. Não precisa mais se estressar e correr. Ninguém planejou bater a meta “independente da saúde e vida das pessoas”.



Segurança é custo, mas mil vezes maior é o custo de um acidente. Será que você conseguirá realmente economizar dinheiro no final da história após mil dias de trabalho arriscado?

E não se esqueça que, geralmente, em negócios, tudo que pode dar errado, dá errado. Então não abandone jamais qualquer item de segurança por exigência de custos, produtividade ou qualidade.



Obrigado pela leitura. Supere-se, avance sempre, rumo aos objetivos. Até o próximo post.

Post dedicado ao grande amigo Luiz Fernando Franco da FiveStar Pinturas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia