Como funcionam os Freios ABS?

Postado por: Redação Indústria Hoje em 10 de fevereiro de 2014 em ArtigosCarrosMecânicaDeixe um comentário


Os freios ABS (acrônimo para a expressão alemã Antiblockier-Bremssystem, embora mais frequentemente traduzido para a inglesa Anti-lock Braking System).
como funciona os freios abs

Em janeiro de 2014 passou a valer uma nova determinação do Conselho Nacional de Trânsito, que obriga os veículos a saírem de fábrica no Brasil com freios ABS e Airbag, itens considerados fundamentais para garantirem a segurança de motoristas e passageiros no trânsito. A obrigatoriedade começou no primeiro dia de janeiro de 2014, e vale para os veículos zero quilômetro fabricados a partir deste ano.

O que são os freios ABS?


A resposta é simples: o sistema de freios ABS é uma tecnologia que evita o travamento das rodas do carro nos momentos de frenagens mais bruscas. Os itens evitam que as rodas travem e facilitam o controle do veículo pelo motorista.

Como funcionam os freios ABS?


O Sistema de Freios ABS, sigla para Antilock Braking System (Sistema de Freio Antitravamento), faz com que o carro pare aos poucos, sem o travamento das rodas. Essa tecnologia aumenta muito a eficiência da direção veicular.

Os freios ABS funcionam como uma alternativa para fazer com que o carro reduza a velocidade gradualmente, sem derrapar. Segundo as especificações técnicas do sistema, o ABS faz o carro parar cerca de 32 metros depois da freada em pista seca, e cerca de 42,4 metros depois da freada em pista molhada.

O ABS é muito eficiente e funciona melhor quando o motorista pisa fundo no pedal de freio. De uma maneira geral, o sistema ABS controla o freio do veículo por meio da influência direta na rotação da roda.

Freios abs diagrama de funcionamento

Ao utilizar carros com sistema ABS, o motorista que passa por uma situação de freada brusca sente o pedal do freio vibrar por causa do bombeamento do fluido de freio. Essa tecnologia, com certeza, pode ajudar a evitar vários acidentes no trânsito. Contudo, atualmente no Brasil apenas 13% dos veículos são equipados com essa tecnologia.

A expectativa dos analistas em segurança no trânsito é que a obrigatoriedade do sistema de freios ABS nos veículos fabricados a partir de 2014 ajude a reduzir consideravelmente os índices de acidentes nas rodovias e ruas das cidades brasileiras.

Diferença entre o freio convencional e o ABS

O sistema de freios ABS é muito mais eficiente do que o sistema de freios convencional, que equipa a maioria dos carros brasileiros. A grande diferença entre os dois tipos de freios é que o ABS evita a derrapagem do veículo, enquanto o freio convencional faz com que o veículo comece a derrapar.
sistema freio abs na pista

Hoje, o Brasil é considerado um dos países recordistas em mortes no trânsito. De acordo com especialistas, todos os tipos de equipamentos de segurança podem significar uma redução na quantidade de acidentes e principalmente de mortos e feridos no trânsito do Brasil.

A partir de 2014, as montadoras de veículos terão que se adaptar à nova determinação do Conselho Nacional de Trânsito. Os itens de segurança podem resultar em aumentos nos preços dos veículos fabricados no Brasil.

Vídeo: Funcionamento dos Freios ABS



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia