Resíduos e Coleta Seletiva

O que é coleta seletiva.

Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

Importância
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Principais formas de coleta seletiva

Porta a Porta
Veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta normal de lixo. Os moradores colocam os recicláveis nas calçadas, acondicionados em contêineres distintos.

PEV
O PEV (Postos de Entrega Voluntária) utiliza contêineres ou pequenos depósitos, colocados em pontos físicos no município, onde o cidadão, espontaneamente, deposita os recicláveis.

Postos de Troca
Troca do material a ser reciclado por algum bem.

PICs
Outra modalidade de coleta é a PICs, Programa Interno de Coleta Seletiva, que é realizado em instituições públicas e privadas, em parceria com associações de catadores.

Reciclagem

No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.

Cores da reciclagem

Cada país possuí sua própria simbologia, mas no Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, com o objetivo facilitar a etapa de triagem dos resíduos que serão encaminhados à reciclagem de, padronizou as seguintes cores:
Azul - Papel/Papelão
Amarelo - Metal
Verde - Vidro
Vermelho - Plástico
Marrom - Orgânico
Cinza - Lixo contaminado que não será encaminhado à reciclagem
Preto - Madeira
Branco - Lixo hospitalar/ saúde
Laranja - Resíduos Perigosos
Roxo - Resíduos Radioativos


Resultados:

  • Ambientais : Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem  reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil. Além disso, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas.

  • Econômicos : A coleta seletiva e reciclagem do lixo doméstico apresenta, normalmente, um custo mais elevado do que os métodos convencionais. Iniciativas comunitárias ou empresariais, entretanto, podem reduzir a zero os custos da prefeitura e mesmo produzir benefícios para as entidades ou empresas.

  • Políticos  : Além de contribuir positivamente para a imagem do governo e da cidade, a coleta seletiva exige um exercício de cidadania, no qual os cidadãos assumem um papel ativo em relação à administração da cidade. Além das possibilidades de aproximação entre o poder público e a população, a coleta seletiva pode estimular a organização da sociedade civil.
Vidro : Pode demorar mais de 10.000 anos para se decompor






Plásticos : O plástico pode demorar até 100 anos para se decompor na natureza.



Metais : Latas de aço demoram até 10 anos para se decomporem no meio ambiente enquanto as de alumínio podem demorar até 10.000 anos.




Não Reciclavel

Papel : Com a reciclagem do papel evitamos o desmatamento das nossas florestas e economizamos desta forma a madeira usada na produção do papel novo.
Reciclável

Não Reciclável




Lixo Orgânico: O que deve ser feito com o Lixo Orgânico?
A princípio todo o lixo orgânico é enviado juntamente com o não reciclável, para aterros sanitários, lixões ou usinas de incineração. Mas existe outra finalidade para estes resíduos que é a compostagem.
No lixo orgânico para compostagem deve-se evitar: Gorduras, lacticínios, carne, peixe e frutos do mar, cinzas em grande quantidade.


O que deve ser feito com o lixo orgânico : A compostagem é o processo de decomposição e reciclagem de toda matéria orgânica contida em restos animais e vegetais, sendo que resíduos mais rígidos, como cascas de coco e caroços de manga, nunca devem ser enviados para compostagem pois podem danificar a máquina.

Os produtos da compostagem são  utilizados em:

Óleo de Cozinha : Lembrando que o óleo não deve ser encaminhado para nenhuma lixeira, pois ele deve ser descartado em galões com tampa para serem coletados posteriormente por uma empresa especializada.

Resíduos Perigosos : O Ministério do Meio Ambiente atua, por meio da Gerência de Resíduos Perigosos, na execução de atividades visando o gerenciamento ambientalmente adequado desses resíduos bem como de áreas contaminadas por substâncias químicas, danosos à saúde e ao meio ambiente.
Todo material contaminado com óleo, graxas, tintas, solventes, pilhas, baterias  etc... devem ser te condicionados separadamente para destinação adequada. 




Objetivo
Com a coleta seletiva...


Menos exploração, consumo, poluição, desperdício e gastos;
Emprego e renda;
Educação ambiental
Menos lixo e mais reciclagem!


Nenhum resíduo que possa ser reaproveitado deve parar em aterros sanitários ou ter descarte inadequado.

A coleta seletiva procura enfocar outro nível de pensamento e conceito em relação aos resíduos sólidos, que tendem a deixar de ser uma coisa indesejável, nojenta, e passam a ser um reflexo da situação e consciência de quem os produz. É, sem dúvida, um dos sistemas mais adequados de gerenciamento do lixo domiciliar.

A ISO 14001 é uma série de normas internacionais sobre gestão ambiental. Esse conjunto de normas fornece uma estrutura para as organizações gerenciarem os impactos ambientais oriundos dos produtos e serviços. O certificado ISO 14001 é um dos mais importantes e de maior reconhecimento em todo o mundo na área do meio ambiente e, para sua obtenção, é necessária, entre outras ações, a reciclagem do lixo.
Atualmente, com a crescente importância dada ao meio ambiente, todas as empresas tem grande interesse em possuir este tipo de certificação. O esforço para obtenção desse certificado contribui para que se atinja o que atualmente é denominado desenvolvimento sustentável.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia