EVENTOS – QUASE ACIDENTE SÃO SINAIS DE ALERTA.

Eventos perigos e silenciosos.

Eventos
Hoje não podemos mais acreditar que os acidentes ocorrem de forma isolada ou é sempre derivado de atos inseguro os eventos ocorridos e não. comunicados são um grande problema.

A ideia aqui é agir de imediato logo após os eventos , para isso temos ferramentas que podem nos ajudar nessa missão, geralmente nós temos que convencer o trabalhador a nos informar do evento ocorrido o que é muito difícil, pois como o fato não trouxe dano pessoal e geralmente passa desapercebido.

Diversos eventos podem estar ocorrendo dentro de uma empresa e passarem como uma coisa normal, mais a única certeza é que depois de um acidente e que vamos analisar e identificar que o fato causador já vinha ocorrendo a muito tempo.
Muitos eventos que são incidentes e quase viram acidentes.

Eventos

Exemplo: Uma mancha de óleo no chão:

 Uma pessoa passa, vê e dá a volta; nada acontece.

 A próxima pessoa passa não percebe o óleo, escorrega e quase cai. Depois de dizer algumas coisas, ela também continua seu caminho.

 Infelizmente, a terceira pessoa que passa escorrega, perde o equilíbrio e cai – bate com a cabeça ou esfola as costas, causando muitas vezes acidentes graves.

Fica essa dica bem clara de um evento de quase acidente.

Importante, os eventos de quase acidentes são sinais claros de que algo está errado.




COMO AGIR

Assim, vamos ficar de olhos abertos para as pequenas coisas que possam estar erradas. Façamos alguma coisa para corrigi-las. Relate e corrija estas situações. Vamos tratar esses eventos os quase acidentes como se fosses acidentes graves – vamos descobrir suas causas fundamentais enquanto temos chance. Não podemos deixar de lado os eventos de quase acidentes, avise urgente o Técnico de Segurança do Trabalho ou aos membros da CIPA todos esses eventos.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia