NR33-Espaço Confinado um Breve Histórico da Norma.



NR33 Espaço confinado

Só nos Estados Unidos, mais de 300 trabalhadores morrem anualmente como resultado de entradas em espaço confinado. NR33 espaço confinado tem acessos limitados e ventilação inadequada ou deficiente. É uma área não prevista para presença humana contínua. Pode haver lá uma atmosfera agressiva que pode representar uma armadilha ao trabalhador ou pode representar o perigo de tragar o trabalhador. Tanques de armazenamento, silos, celeiros, câmaras e túneis de tubulações ou fiações são exemplos. Nesses espaço, a penetração exige uma autorização ou liberação especial ou simplesmente uma permissão de entrada. Virtualmente, qualquer ambiente industrial tem exemplos de espaços confinados e em tais áreas pode ser necessário o ingresso para trabalho de manutenção, limpeza ou reparos.

Confiram essa reportagem sobre NR33 de uma morte em espaço confinado, em Curitiba.


Em 1933, quando o OSHA (Occupational Safety and Health Administration) dos Estados Unidos baixou normas para espaços confinados, estimava-se que “aproximadamente 224.000 estabelecimentos emitiram permissões de entrada em espaços confinados; 7,2 milhões de trabalhadores em produção eram empregados nesses estabelecimentos e aproximadamente 2,1 milhões de trabalhadores entraram nesse espaço anualmente; atender a essas normas e regulamentos evitará 53 mortes ou lesões a trabalhadores, a perda de 4900 dias de trabalho com afastamento e 5700 acidentes sem afastamento anualmente”.

Na NR33 espaço confinado, somente pessoas treinadas e autorizadas podem ingressar. O empregador é responsável por este treinamento, que deve ser repetido sempre que houver alteração nas condições ou procedimentos que não existiam no treinamento anterior. O trabalhador deve conhecer os riscos e os equipamentos de proteção respiratória envolvidos neste ingresso na NR33 espaço confinado.

Antes de ingressar num espaço confinado, sua atmosfera deve ser testada a fim de se

Espaço confinado

tomarem as precauções necessárias para salvaguarda das pessoas que lá vão entrar. Fazem-se testes quanto à presença de oxigênio, gases inflamáveis e, finalmente, níveis de contaminantes tóxicos próprios de cada espaço, por exemplo, o Monóxido de Carbono e o Gás Sulfídrico, e de forma contínua! Não fazer isso é um convite a lesões potenciais e à morte.

Acidentes em NR33 espaço confinado não são assim tão freqüentes, mas quando acontecem, geralmente são fatais. Mais alarmante é que muitos acidentes em espaços confinados envolvem múltiplas fatalidades.
Definições para NR33 Espaço Confinado

NR33 Espaço confinado

Várias normas, organizações, agências governamentais e associações de classe têm definido na NR33 espaço confinado. A tendência é a definição da OSHA suplantar todas as demais, mas esta é relativamente nova comparada com outras. Curioso é notar que as definições da NR33 espaço confinado do OSHA para operações marítimas e da construção e para indústrias são diferentes. As normas para operações marítimas e para construções datam dos anos 70 e estão entre as primeiras adotadas pelo OSHA. As normas para NR33 espaços confinados em indústrias foram submetidas a processos normativos mais rigorosos que inclui registro federal, debates abertos e longos discussões administrativas.

Segundo o OSHA, finalmente, NR33 Espaço Confinado é aquele que:

1. É grande o suficiente para entrada de um trabalhador para executar o trabalho que lhe foi atribuído;

2. Tem meios restritos ou limitados para entrada e saída (por exemplo: tanques, vasos, silos, celeiros, câmaras e covas são espaços que podem ter meios limitados de entrada); e,

3. Não foi previsto para ocupação contínua de pessoas.

Observe que, para que um espaço seja considerado um espaço confinado, ele deve atender a todos esses três critérios, pois os espaços confinados podem também ser classificados tanto como espaços que requerem permissão de entrada ou que a dispensem, dependendo da natureza do risco que oferecem.
Atividades típicas que exigem entrada em NR33 espaço confinado

• Limpeza para remoção de lama ou outros dejetos.

• Inspeção da integridade física e processo de equipamentos.

• Manutenções tais como jateamento abrasivo e aplicação de recobrimentos de superfícies, em subterrâneos com ou sem tubulações.

• Instalações, inspeções, reparos e substituições de válvulas, tubos, bombas, motores em covas ou escavações.

• Ajustes ou alinhamentos de equipamentos mecânicos e seus componentes.

• Verificações e leituras em manômetros, painéis, gráficos ou outros indicadores.

• Instalações, ligações e reparos de equipamentos elétricos ou de comunicações, instalações de fibras ópticas.

• Resgate de trabalhadores que foram feridos ou que desmaiaram em tais espaços.

Uma das primeiras coisas que um trabalhador deve fazer antes de entrar na NR33 espaço confinado, é determinar se esse espaço requer uma permissão de ingresso como preconiza a OSHA. Isto lhe dá oportunidade de revisar esse local completamente, normalmente começando pelos testes e monitoramentos atmosféricos.

Por causa do crescente número de acidentes inclusive fatais, o OSHA criou sua permissão de entrada em espaços confinados em 1993. Esse conjunto de normas, de acordo com as estimativas do OSHA, salvará 54 vidas e evitará 10.700 acidentes anualmente. Espaços que requeiram permissão de entrada têm, pelo menos uma das seguintes características:

• Eles contêm ou têm potencial para conter uma atmosfera perigosa.

• Eles contêm materiais que são potencialmente envolventes para uma pessoa que penetre.

• Eles são configurados com paredes internas ou pisos inclinados que podem aprisionar ou asfixiar que penetre.

• Eles contêm outros sérios riscos reconhecidos à segurança e saúde.

Espaços que não contenham as características acima são isentos da necessidade de permissão de entrada e não estão sujeitos a controles mais rigorosos.

A maioria dos monitoramentos de oxigênio, gases e vapores tóxicos e inflamáveis podem ser executadas com diferentes monitores, muitos, no entanto, têm funções combinadas num só instrumento.
NR33 Espaço confinado com atmosferas agressivas

Há 3 classes de problemas no ar na NR33 espaço confinado. Concentrações inadequadas de oxigênio, presença de gases ou vapores inflamáveis e presença de gases ou vapores tóxicos. Num dado local, pode haver o risco da presença de mais de um desses problemas.

Analisadores simples e portáteis estão disponíveis, que medem o teor de oxigênio e o de gases ou vapores inflamáveis. A maioria deles detecta um ou mais elementos, normalmente o CO ou o H2S, mas isto pode ser insuficiente e poderá ser necessária a medição de outros gases associados a NR33 espaço confinado.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia