Só esperar pelas chuvas não garante nada



Publicado em 19/05/2014

É lógico que é uma ótima notícia para a região metropolitana de São Paulo o sistema Cantareira ter retornado, segundo a Sabesp, a 26 por cento da sua capacidade, utilizando a reserva de água subterrânea. Ao mesmo tempo, as autoridades estaduais e federais que lidam com a questão hídrica têm que permanecer alertas, porque o perigo de uma estiagem prolongada é real e, para variar, tem a ver com as mudanças climáticas.

Começa com uma das linhas imaginárias que cortam o Planeta Terra, o trópico de capricórnio, que passa por São Paulo e atravessa a África, Austrália, dá a volta pelo outro lado da America do Sul e, no percurso, atinge 11 países, com um detalhe da maior importância: grande parte destas regiões é de desertos, como o do Atacama, no Chile... E isto ocorre por conta de uma combinação perversa entre ventos e incidência dos raios solares.

Então, como se explica que a região de São Paulo tenha, pelo contrário, um solo tão fértil? Se explica por uma, vamos dizer, combinação do bem entre ventos e o regime das águas na Amazônia. São os chamados rios voadores e funcionam assim: milhões de litros de água se evaporam por dia na bacia amazônica e, pela rota dos ventos, toda esta água - um verdadeiro rio - acaba caindo, como chuva, no lado brasileiro do trópico de capricórnio, principalmente em São Paulo. Ironicamente, é uma das regiões mais carentes do Brasil - a Amazônia - viabilizando uma das áreas mais ricas do Planeta: São Paulo. Coisas da natureza.

Pois é... como o clima do Planeta surpreende a cada dia com suas inusitadas e inesperadas mudanças - a quantidade inédita de granizo que caiu ontem em São Paulo talvez seja mais um exemplo - as autoridades e os técnicos têm que buscar outras saídas, outras soluções, além de, simplesmente, esperar pela estação das chuvas, porque, na verdade, ninguém pode garantir que elas virão no tempo certo.

Se quiser mais informações sobre o assunto, mande um e-mail para sustentabilidade@tvgazeta.com.br que eu vou ter o prazer em responder. Boa Noite.


Categoria 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia