Dia Mundial do Meio Ambiente tem aumento do nível do mar como foco

04/06/2014 - Fonte: Agência Brasil

Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano terá o foco voltado para a mudança climática, com o tema “Aumente sua voz, não o nível do mar”, com base na designação da Organização das Nações Unidas de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de dezembro de 1972 na Conferência de Estocolmo (Suécia), cujo tema central foi o Ambiente Humano.

A sede das celebrações globais da data neste ano será a ilha caribenha de Barbados, por conta do investimento em projetos contra a mudança do clima. Barbados incluiu a Economia Verde dentre os seis objetivos concretos de seu Plano Estratégico Nacional (2006-2025) e se comprometeu a aumentar sua quota de energia renovável para 29% de todo o consumo de energia da ilha até 2029. Isso cortaria cerca de 283.5 milhões de dólares do custo total de eletricidade e reduziria as emissões de CO2 em 4.5 milhões de toneladas, de acordo com o governo. O setor turístico de Barbados, que contribui com mais de 15% do PIB do país, e sua indústria de açúcar, que contribui com aproximadamente 2%, serão severamente afetados pela mudança do clima.

Mudanças Climáticas

Segundo informações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o nível dos mares aumentou de 10 a 25 centímetros nos últimos 100 anos devido ao aquecimento global, sendo o dióxido de carbono - principal gás causador do efeito estufa - responsável por 85% do aumento da temperatura da Terra nos últimos 10 anos.

Sistema cantareira

Um caso de mudança climática que afeta diretamente a população tem se verificado no estado de São Paulo, onde o Sistema Cantareira, reponsável pelo abastecimento de água para cerca de 9 milhões de cidadãos chegou ao nível de 9% após 4 anos com chuvas abaixo do previsto e teve de recorrer ao volume morto - água que fica debaixo da tubulação do reservatório - como estratégia de emergência para não interromper o abastecimento de água na região.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia