O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico

PARQUE VARVITO

PARQUE VARVITO 
O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 23 de julho de 1.995, já recebeu desde sua inauguração mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores. Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), o Parque do Varvito foi construído numa área de 44.346 m2 da antiga pedreira. Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para dominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de uma ano. O Varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.

VARVITO

VARVITO 
As camadas sedimentares clásticas alternadas - a camada fina depositada durante os meses frios e a camada mais espessa depositada durante os meses quentes - representam a sedimentação durante um ano. Deste modo, é possível contabilizar, aproximadamente, os anos em um perfil de depósito sedimentar glacial flúvio-lacustrino de varvito. O resultado pode ser interpretado como os anos em que o lago esteve recebendo sedimentos de geleiras. Note a regularidade das estratificações
 
Rocha circular no centro da imagem) em depósito de varvito, no Parque do Varvito, em Itu,SP
 
A regularidade das camadas do depósito. Perceba também que as camadas têm diferentes espessuras, mostrando anos de maior e menor deposição de sedimentos glaciais.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia