Explosão atinge fabrica da Basf na Alemanha

ALEMANHA
Explosão atinge fábrica da Basf na Alemanha
Ao menos duas pessoas morrem em incidente na empresa química em Ludwigshafen. Há ainda seis pessoas com ferimentos graves e outras duas desaparecidas. Em outra planta, em Lampertheim, estouro de filtro fere quatro.
     

Fábricas da Basf têm explosões no mesmo dia 
Uma explosão de causa ainda indeterminada numa fábrica da empresa química Basf em Ludwigshafen, no sudoeste da Alemanha, resultou na morte de pelo menos duas pessoas nesta segunda-feira (17/10). Há ainda seis feridos com gravidade, e outras duas pessoas estão desaparecidas.
Segundo Uwe Liebelt, porta-voz da Basf, a explosão não representa perigo à população local. Cerca de 160 bombeiros foram enviados ao local para conter o incêndio.
O incidente de Ludwigshafen ocorreu após uma forte explosão no local onde a Basf recebe o abastecimento de gás e petróleo. A detonação gerou uma densa nuvem de fumaça preta sobre a cidade.
"A explosão seguida de incêndio ocorreu durante trabalhos num sistema de tubulações", indicou o conglomerado alemão num comunicado prévio.
Logo após o incidente, autoridades em Ludwigshafen inicialmente pediram que as crianças de colégios e creches da região não saíssem ao ar livre, depois de vários moradores terem reclamado de problemas respiratórios.
O incidente mais grave é o de Ludwigshafen, onde ocorreu uma forte explosão
A própria empresa chegou a pedir aos moradores que evitassem permanecer em espaços abertos e mantivessem portas e janelas fechadas". A polícia local afirmou que não há indícios de um ataque terrorista, e os alertas foram horas depois retirados.
Também nesta segunda-feira, a 30 quilômetros de Ludwigshafen, uma segunda explosão atingiu uma fábrica da Basf.
O incidente em Lampertheim, de menores proporções, não provocou a liberação de produtos químicos perigosos à atmosfera, segundo os medidores da Basf, mas quatro pessoas foram levadas a um hospital. A atividade foi paralisada nos dois centros industriais afetados.
Este não foi o primeiro incidente na planta industrial da Basf em Ludwigshafen. Em outubro de 2014 houve uma forte explosão numa tubulação de gás de alta pressão, próximo dos bairros Oppau e Edigheim. Na ocasião, dois operários morreram e outras 22 pessoas sofreram ferimentos. 
Foi nas instalações da Basf que aconteceu um dos maiores acidentes industriais da história alemã. Em 1921, também nas proximidades de Ludwigshafen, uma explosão deixou 561 mortos e quase 2 mil feridos.
PV/lusa/efe/dpa/afp

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia