DDS - Regras de Convivência


As pessoas convivem mais com os colegas de trabalho do que com a própria família. Esta afirmação parece assustadora e irreal. Mas pense nela só um pouquinho e você perceberá que está bem perto da verdade.
Por isso é essencial que no ambiente de trabalho se respeite algumas regras, algumas normas, destas que não precisam estar escritas em lugar nenhum, como quadros de avisos, manuais etc....
A convivência harmoniosa no trabalho pode contribuir para melhor rendimento e, acima de tudo, reduzir os níveis de estresse do dia-a-dia. As regras, vamos repetir, não precisam estar escritas. Mas não custa lembrar algumas delas.

 

Fumar em áreas impróprias

O tabagismo tornou-se um obstáculo para quem fuma e para quem não fuma. Os primeiros a veem seus espaços cada vez mais restrito nas empresas. Os segundos tornam-se cada vez mais intransigentes e intolerantes. Por isso, quando alguém acende um cigarro fora daquele espaço que todo mundo já chama de fumódromo , o ar fica impregnado de fumaça e revolta ao mesmo tempo.

Falar em voz alta

Ambiente de trabalho não tem paredes. E isto facilita a convivência, gera solidariedade, dá transparência às rotinas. As mesas de trabalho geralmente são próximas umas das outras. Falar em voz alta num ambiente assim pode atrapalha o vizinho.

Chegar Atrasado ( a )
Claro, um imprevisto ou outro não contam. Mas chegar sistematicamente atrasado (a) ao trabalho não é um hábito saudável. Ou, pelo menos, não contribui para uma  convivência saudável. Quem chega atrasado está sendo injusto com o colega que chega no horário.

Celular

O telefone celular pode seu um complicador e tanto.
Nada mais irritante do que ser interrompido por aqueles toques estridentes de celular. Pior: nada mais constrangedor do que ter que ouvir alguém falando em voz alta no celular, principalmente quando os assuntos são particulares ( e geralmente são ! ).

Reclamar da vida e do mundo

É difícil conviver com alguém que aproveita o ambiente de trabalho para reclamar da vida. Uma ou outra vez , vá lá.  Mas usar o ouvido do colega para, todos os dias, expor mau humor, não é legal.

Organização e Limpeza

Não deixar ferramentas e materiais espalhados pela obra, colaborar e manter sempre o local de trabalho limpo e organizado.

Cidadania e Comunidade
As regras de convivência servem para que as pessoas de uma comunidade respeitem-se mutualmente; são elas:
·         Respeitar o seu vizinho conforme a “lei”.
·         Respeitar as leis de trânsito;
·         Não sujar o seu bairro;
·         Ter cuidado com os pertences dos seus outros;
·         Respeite o direito dos outros;
·         Cumprir com seus deveres de cidadão;
·         Preservação do meio ambiente.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia