DDS - Medidas de Prevenção na exposição a raios solares - Trabalho à Céu Aberto

Resultado de imagem para construção civil
O verão tem início por volta do dia 21 de Dezembro e término no dia 20 de Março com a chegada do verão e o calor intenso é preciso estar atento na necessidade de utilização do protetor solar como equipamento de proteção para empregados que trabalham a céu aberto, mais especificamente, os carteiros.
O uso do protetor solar é extremamente importante, na prevenção para evitar o câncer de pele, além de evitar a insolação, queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, flacidez, lesões, que pode ser causado pelo longo período de exposição ao sol.
Especialistas fazem as seguintes recomendações para o uso dos protetores e bloqueadores: espalhar no corpo e no rosto, sem esquecer orelhas, pés e pescoço, usar sempre a palma das mãos para aplicar o creme e sempre passar nova camada após contato com a água;
Na NR 21 que sobre o trabalho a céu abertoesses empregados estariam expostos a todas as intempéries previstas;
No item “21.2. Serão exigidas medidas especiais que protejam os trabalhadores contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes.”
Com relação à insolação excessiva, prevista no anexo 7 da NR 15, os agentes insalubres poderiam ser identificados como as radiações não ionizantes, entre elas, as ultravioletas.
Estudos comprovam que a excessiva exposição ao sol e à radiação ultravioleta está associada a vários tipos de câncer de pele, envelhecimento precoce, catarata e outras doenças oculares, bem como contribui para que o organismo fique menos resistente a infecções.
De acordo com o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a cada ano, mais de dois milhões de pessoas são vítimas de câncer de pele não-melanoma e 200 mil do tipo melanoma maligno. Entre 12 e 15 milhões de pessoas estão cegas, no mundo inteiro, devido à catarata e, segundo estimativas da OMS – Organização Mundial da Saúde, em cerca de 20% desse total (mais ou menos 3 milhões) a cegueira pode ter tido como causa a exposição excessiva aos raios UV.

As consequências dessa exposição à saúde humana foram consideradas tão sérias, que, na Agenda 21 adotada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, recomendaram-se urgentes pesquisas sobre os efeitos do aumento da radiação ultravioleta na superfície da Terra, provocado pela redução na camada de ozônio.


Medidas de proteção pessoal contra a exposição à radiação ultravioleta incluem roupas adequadas, chapéus e uso de filtros solares, de preferência com fator de proteção alto. Para os olhos, óculos escuros com lentes anti-raios UV.

Se possível evitar o sol das 10h às 16h: isso é necessário porque é nesse período que os raios UVB estão mais concentrados;

Previna-se contra os raios solares. use creme de proteção, óculos com filtro solar, proteção para cabeça evite exposição nos horários críticos.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia