Lugares incríveis: Glass Beach, a praia de vidro na Califórnia

20/05/2013 por culturapopnaweb


Vista da Glass Beach, em Fort Bragg, Califórnia. (reprodução)

Uma frase que melhor resume Glass Beach é “a praia que fez do lixo um tesouro”. Localizada no MacKerricher State Park, próximo à cidade de Fort Bragg (no norte do estado da Califórnia), a exótica praia é formada por um tapete de pedras de vidro multicolorido que brilham sob a luz do sol.

Mas, quais as origens desta praia formada por pedaços de vidro e que tanto encanta os turistas que a visitam?

Bem, o vidro é proveniente do lixo doméstico que os moradores da região simplesmente atiravam dos penhascos que contornam a costa da região no início do século XX. Tudo era descartado no mar: lixo, garrafas, eletrodomésticos e até mesmo carros velhos! Algo impensável para os dias atuais, mas que naquela época era uma prática comum. A situação chegava a tamanho descontrole que, às vezes, incêndios eram iniciados para reduzir o tamanho da pilha de lixo abandonado no local.

Mais uma imagem da bela praia. (reprodução)

Foi apenas em 1967 que as autoridades locais resolveram colocar um fim na prática ilegal: fecharam toda a área e iniciaram uma série de programas de limpeza e recuperação ambiental. Com o passar dos anos, as ondas do mar que atingiam a praia foram quebrando e lapidando o vidro e cerâmica abandonados em pequenos, coloridos e lisos pedaços, que se misturaram à areia da praia e formaram um verdadeiro caleidoscópio de formas e cores que hoje caracteriza a Glass Beach. É a natureza solucionando um erro humano!

Detalhe dos vidros coloridos da Glass Beach. (reprodução)
A propriedade onde fica a Glass Beach era uma área particular mas, em 1998, seu dono achou que ela deveria pertencer ao público. Em parceria com órgãos governamentais, iniciou-se um processo de limpeza da região (que durou 5 anos) e, após o seu término, o Departamento de Parques e Recreação da Califórnia comprou a área de 150 mil metros quadrados, que foi incorporado ao MacKerricher State Park em outubro de 2002.

Atualmente, a Glass Beach é uma área de proteção ambiental aberta à visitação pública e, embora seja proibido recolher os pedaços de vidro que são sua principal característica, muitos turistas ainda o fazem para levar uma lembrança para casa, o que está degradando e descaracterizando a praia. Ironicamente, em uma região onde se tornou proibido jogar pedaços de vidro, agora é proibido retirá-los.

Turistas vasculham a Glass Beach em busca dos mais belos pedaços de vidro marinho.

Muitas plantas nativas em perigo de extinção são encontradas nas áreas protegidas de Glass Beach, assim como uma grande variedade de caranguejos e moluscos.

Além de visitar a peculiar praia, o turista também pode visitar o Sea Glass Festival, que acontece anualmente em Fort Bragg. Realizado no fim de semana do feriado americano do Memorial Day (comemorado na última segunda-feira de maio), o festival atrai artistas do mundo todo para expor seus trabalhos com vidro marinho.

Bracelete feito com vidros marinhos… (reprodução)

Além da Glass Beach de Fort Bragg, outras praias cobertas por vidro marinho podem ser encontradas… algumas das mais famosas são a de Benicia, também na Califórnia, a da Baía de Hanapepe, no Havaí, e a da Baía de Guantanamo, em Cuba.

Espero que tenham gostado de mais este lugar incrível do nosso planeta… mas, nada de jogar lixo no mar para ver se a natureza cria uma nova praia de vidro, ok?

Se tiverem sugestões de mais algum lugar incrível que queiram mais informações, escrevam para a gente…

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia