Documentos obrigatórios para atendimento à NR12


Manuais de operação e manutenção

12.125 As máquinas e equipamentos devem possuir manual de instruções fornecido pelo fabricante ou importador, com informações relativas à segurança em todas as fases de utilização.

Os manuais devem acompanhar as máquinas novas, já nas máquinas antigas que não possuem manuais e será necessário resgatar e elaborar novo manual em língua portuguesa conforme determinado na NR 12 e no código do consumidor.
Estes documentos são base para o manuseio da máquina pelo operador ou equipe de manutenção.

Inventário de máquinas
12.153 O empregador deve manter inventário atualizado das máquinas e equipamentos com identificação por tipo, capacidade, sistemas de segurança e localização com representação esquemática, elaborado por profissional qualificado ou legalmente habilitado. (Alterado pela Portaria MTb n.º 98, de 08 e fevereiro de 2018)

Este documento deverá  conter uma lista de todas as máquinas com  no mínimo as seguintes  informações de  Nome da máquina, localização, potência ou capacidade, outras informações exemplo uma prensa de tantas toneladas número de peças produzidas por máquina, categoria de proteção de segurança segundo análise de risco, etc...
O objetivo deste documento é ter um panorama geral das máquinas e riscos existentes na fábrica, com ele classificar a prioridade no plano de ação de redução de riscos ou até na fiscalização do Ministério da Economia – Trabalho.
Localização com representação esquemática em planta baixa 
Esta Representação Esquemática deve conter a posição das máquinas na fábrica, sem escala, para atendimento NR12 .
Você pode incrementar algumas informações como posição dos operadores, fluxo de processo e material ou até variações ferramentas e dispositivos.
Com a representação esquemática e Inventário prontos, podemos chegar à cada uma das maquinas mais rapidamente na planta da fábrica.
Análise de Risco
A análise de risco exigida pela NR12 é o item mais importante, pois nele estarão mapeados os riscos existentes na máquina, e com ele que se dará as ações para redução dos riscos, mas somente através do diagnóstico que será dado o o parecer se está atendendo ou não.
Para elaboração  da Análise de Risco devemos utilizar Norma Brasileira NBR ISO 12100:2013 que é a norma sobre Segurança de máquinas – Princípios gerais de projeto e Apreciação e redução de riscos
E também a norma internacional ISO/TR 14121-2:2012
É muito importante que o profissional que faça a Análise de Risco elabore segundo estas normas, que são vendidas diretamente no site da ABNT e Target
Este documento deve ser elaborado por engenheiro que ficará como responsável técnico com registro no CREA, e recolhimento do ART, Anotação de Responsabilidade Técnica
Diagnóstico
Neste documento será apontado todos os pontos que estão atendendo ou não a NR12 e também os itens que não se aplicam. Deverá conter no mínimo o item da NR12 correspondente, uma evidência e o diagnóstico.
A confusão com a Análise de Risco está que a NR12 indica o COMO deve ser uma proteção móvel e fixa, por exemplo, e na Análise de Risco aponta a NECESSIDADE da proteção para redução do risco, ou seja, é necessário ter os dois documentos a analise de risco e o diagnóstico.
Plano de Ação
Embora não é exigido no escopo o plano de ação para atender a NR 12, mas um plano de ação permite uma visão das ações com prioridade alta, média e baixa, com uma visão indispensável para se conseguir executar a adequação da NR12 e redução do risco da máquina.
Este plano apontará ações de origem da Análise de Risco e do Diagnóstico, o plano poderá ser realizado utilizando diversos tipos de ferramentas como por exemplo o 5W2H, então
Os 5W:
o    What (o que será feito?) vai ser feito;
o    Why (por que será feito?) O que busca atender uma proteção, regras da norma etc...
o    Where (onde será feito?) local específico da aplicação da proteção para garantir sua eficácia;
o    When (quando será feito?) Aqui será definido os prazos de cada etapa conforme recursos e nível de prioridades, e para finalizar os custos.
o     
o    Who (por quem será feito?) Será o responsável pelo adequação
Os 2H:
o    How (como será feito?) vai ser realizado a adequação
o    How much(quanto vai custar?) Os custos envolvidos no processo de adequação com compra de cortinas de luz, barreiras físicas, scanners, chave intertravamento,   sensores de segurança, tapetes de segurança, comando bi-manual, válvula de segurança etc...


Funcionamento das Proteção de Máquinas

·         Dificultar ao máximo a ocorrência dos acidentes, proporcionando um trabalho seguro  nas máquinas;
      Caso ocorram  acidentes, reduzir sua gravidade;
      Proteger o operador, dos riscos existentes principalmente no ponto de operação;
      Proteger as pessoas, que circulam próximas às máquinas e de suas partes energizadas; etc...
      Atuação segurança sempre interligado a sistema de CLP e interface da máquina, para garantir total segurança com atuações nas ações de parada, cortina, proteções fixas, portas da máquina etc...
                                        
                   Chave intertravamento                                         Chave de área Classificada
 Treinamentos e Capacitação

ANEXO II
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA CAPACITAÇÃO
1. A capacitação para operação segura de máquinas deve abranger as etapas teórica e prática, a fim de proporcionar a competência adequada do operador para trabalho seguro, contendo no mínimo: (Alterado pela Portaria MTb n.º 1.083, de 18 de dezembro de 2018)
a) descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles;
b) funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas;
c) como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção;
d) o que fazer, por exemplo, contatar o supervisor, se uma proteção foi danificada ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada;
e) os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento;
f) segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes;
g) método de trabalho seguro;
h) permissão de trabalho; e
i) sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.
1.1 A capacitação de operadores de máquinas automotrizes ou autopropelidas, deve ser constituída das etapas teórica e prática e possuir o conteúdo programático mínimo descrito nas alíneas do item 1 deste anexo e ainda:
a) noções sobre legislação de trânsito e de legislação de segurança e saúde no trabalho;
b) noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina, equipamentos e implementos;
c) medidas de controle dos riscos: EPC e EPI;
d) operação com segurança da máquina ou equipamento;
e) inspeção, regulagem e manutenção com segurança;
f) sinalização de segurança;
g) procedimentos em situação de emergência; e
h) noções sobre prestação de primeiros socorros.
1.1.1 A etapa prática deve ser supervisionada e documentada, podendo ser realizada na própria máquina que deverá ser operada.
Vantagens e objetivos da adequação da NR12
Atender requisitos legais / por ser obrigatório por lei, mas existem muitas outras vantagens
Objetivo principal a redução de acidentes em máquinas e equipamentos embora não está explicito na norma, mas na CLT que exige das empresas medidas de proteção em máquinas, e a norma apenas diz como estas medidas devem ser. (Art 157, 158, 184, 185 e 186 da CLT – Decreto-Lei 5452/43)
Elemento humano é o maior bem que uma empresa pode ter e valorizar.
Imagina diante de um acidente, e constatar que todos os investimentos realizados para diminuir os riscos de acidente, evidenciando que uma  empresa fez o possível para evitar o acidente, comparando com outa empresa que de maneira negligente, nenhum argumento seria convincente não é verdade?

Melhoria na produtividade

Uma empresa com máquinas protegidas e funcionários capacitados na NR 12, certamente a empresa terá produtividade sem interrupções e paradas que os acidentes provocam, principalmente se ocorrer por falhas de proteção que deixam o time desencorajado e sem confiança durante operação da máquina.

A imagem da empresa

Os acidentes prejudicam a imagem da empresa, e quando estes infortúnios tem como causa falhas de proteção por deixar de atender requisitos legais a situação é agravada ainda mais.

.
Investimento em tecnologia
ð  Aquisição de máquinas uma vantagem significativa na aplicação de tecnologia a favor da segurança, um valor agregado no ativo da empresa, ou seja, a empresa pode valer mais por aplicar tecnologias de segurança. (equipamentos, software, processo);
ð  Você pode adequar máquinas antigas com tecnologia fazendo upgrades, melhorias, modificando painéis elétricos com grande dificuldades para decidir sobre a viabilidade ou não nestes  tipos de investimentos;
ð  Inovação e segurança de máquinas necessitam na maioria das vezes recursos tecnológicos com novos dispositivos mecânicos, sistemas elétricos de controle e monitoramento, e com tudo isso trazer de volta à vida àquela máquina que estava a ser encostada / substituída.


Rogerio Godoy Princiotti
Consultor de Segurança


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia