Moradores alertam para infestação de escorpiões em Guarulhos

Com a aproximação do verão, a umidade e o clima quente tornam-se condições favoráveis para a proliferação de escorpiões nos ambientes urbanos.
Ao menos 10 moradores de bairros como Jardim Fortaleza e Vila Rica relataram ao Guarulhos.BIZ que encontraram escorpiões em suas residências.
De acordo com especialistas, é importante adotar medidas como eliminar material de construção, entulho e folhas secas nas proximidades da casa, inclusive no quintal; manter jardins e terrenos baldios limpos; acondicionar o lixo doméstico em sacos plásticos fechados e em recipientes com tampa para evitar proliferação de insetos, principalmente baratas, que é o alimento principal do escorpião.
Vedar frestas, buracos em paredes ou assoalhos, ralos de pias e tanques, afastar a cama da parede e vistoriar roupas e sapatos antes de vesti-los pode auxiliar a evitar acidentes.
Os escorpiões têm hábito noturno e preferem abrigos em locais sombreados e úmidos. Os mais comuns são os do tipo amarelo (Tityus serrulatus) e marrom (Tityus bahiensis), que vivem entre três e quatro anos.
Crianças e idosos são mais sensíveis ao veneno de animal. As reações variam de uma dor leve e inchaço até alterações na respiração e nos batimentos cardíacos e convulsões.
Em Guarulhos, o desenvolvimento de ações para a prevenção e o controle de pragas é responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses que fica na R. Santa Cruz do Descalvado, 420. Solicitações devem ser feitas pelo telefone (11) 2436-3666.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia