CUIDE DE SUA HISTÓRIA


AO REDESCOBRIR E VALORIZAR NOSSO PASSADO, NÓS ENTENDEMOS MELHOR QUEM SOMOS HOJE E TIRAMOS LIÇÕES PARA CONSTRUIR O FUTURO
OLHAR ATENTAMENTE um retrato de seus tios-avós e se reconhecer no rosto de alguém que você nunca conheceu. Percorrer a raiz do seu sobrenome até que ele o leve a outro continente. Sentir um cheiro e se transportar para outra década. Preparar uma receita e, ao sabor da primeira mordida, ver passar diante de seus olhos o filme da sua infância. A memória carrega nossa história, nossas origens, nossos valores. Mesmo sem saber, já nascemos com uma bagagem de acontecimentos - das vidas que nos cercam na árvore genealógica - que irão se somar às nossas próprias experiências.
Abrir essa mala de recordações é uma viagem no tempo e um exercício de autoconhecimento. Conhecendo a história dos que vieram antes de nós, entendemos por que estamos aqui, por que fomos criados assim, por que nossa família tem esses princípios. Relembrando nossa própria trajetória - nossas lutas, quedas, vitórias e nossos sonhos em cada fase da vida - nos tornamos mais conscientes do caminho que percorremos e de onde podemos chegar. Anote idéias para harmonizar o passado com o presente e construa um futuro melhor.
REGUE SUA ÁRVORE
Refazer as conexões da família a que pertencemos nos faz sentir acolhidos e esclarece o que influenciou o ambiente em que crescemos. Experimente construir sua árvore genealógica e ver quão longa é a história do seu nome. Descubra parentes perdidos e retome contato com quem se distanciou.
PESQUISE SUAS GAVETAS
Remexer fotos, diários, cartas, álbuns de infância, cadernos de escola, documentos e filmes guardados por nossos pais, avós, tios e bisavós traz surpresas, lembranças e questionamentos. Seja seu próprio arqueólogo. É uma forma de conhecer melhor seus entes queridos e de se reconhecer neles.
CRIE SEU ARQUIVO
Registre seu presente para ser lembrado no futuro. Fotografe a paisagem da sua janela, registre viagens, festas, almoços de domingo. Filme os momentos em família como se fosse um diretor fazendo um documentário. Grave seus conselhos e experiências para o futuro dos seus filhos e netos.
ESCREVA UM DIÁRIO
Não é coisa de menina, nem é preciso escrever detalhes das atividades cotidianas. Mas escrever para si mesmo regularmente, por meio de cartas ou diário, é uma forma de terapia. Colocar no papel seus desejos, frustrações, idéias e os fatos mais importantes dá perspectiva para enxergar e reconhecer sua história com mais maturidade. Quando estiver se sentindo perdido, reler seus escritos pode indicar novos caminhos e também fazê-lo relembrar das direções primárias.
VALORIZE OS OBJETOS DA FAMíLIA
Uma mesa de jantar que foi do seu bisavô, um broche que a sua avó deu para a sua mãe e chegou até você, um relógio de bolso que parou no tempo, mas é cheio de significado, a roupinha de batizado do seu pai, sapatos malucos da sua mãe, o berço onde você dormiu, fotos de todas as gerações. Preservar itens com a história de sua família é carregar um pouco desses antepassados - e enche a casa de afeto. É hora de se divertir e começar a remexer o baú dos seus entes queridos para novas descobertas.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia