Meio Ambiente - Cidade Guarulhos

Clima



O Município de Guarulhos apresenta um clima subtropical úmido, com temperatura média anual de 19ºC, umidade relativa do ar média anual de 81,1, precipitação pluviométrica anual média de 1470 mm e ventos dominantes SE - NO - E - O. (dados cedidos pelo Ministério da Aeronáutica - Divisão de Meteorologia).



Flora



Por sua condição geográfica e climática, Guarulhos apresentava uma cobertura vegetal primitiva nativa representada pela Mata Atlântica, também denominada Floresta Cantareira e, pela Mata Planaltina ou de Transição. Com a expansão populacional e industrial essa cobertura sofreu grande desgaste.
Atualmente, foram as áreas verdes resultantes do trabalho de paisagismo, que tanto utiliza espécies nativas quanto espécies exóticas, somente restaram o Parque Estadual Cantareira (Núcleo Cabuçú) com 2.550 ha., a fazenda de Itaverava, algumas áreas localizadas na Tapera Grande, além de pequenos redutos de Mata existentes na cidade, Bosque Maia, Parque Fracalanza, Aeroporto Internacional, entre outros, preservados pela Legislação de Proteção Permanente.
O Horto Florestal de Guarulhos é uma parte da área total que é classificada como Reserva Biológica, também considerado como área de preservação permanente, foi criado para atender as seguintes finalidades:





Multiplicação de espécies vegetais, arbustivas e de forração,
Preservação da Fauna e da Flora,
Implantação de Reserva Biológica, destinada à preservação dos recursos naturais, pesquisas e educação ambiental.



Fauna



O processo de urbanização de Guarulhos devastou a biota* ao longo dos anos. Da fauna original restaram poucas espécies mais resistentes, que sobreviveram as ações antrópicas** e a um processo de redução drástica de seus habitats, fatores que levaram a uma conseqüente redução de seu potencial genético, em decorrência, reduziram a diversidade de espécies que aqui conviviam.
* biota = é o conjunto dos seres animais e vegetais de uma região.
** antrópico = diz-se das vegetações resultantes da ação do homem sobre a vegetação natural.



Dos mamíferos destacam-se:



Marsupiais: de pequeno porte podem ser citados como exemplo de fauna remanescente, como gambás e cuícas.



Quirópteros: morcegos de várias espécies, inclusive as formas hematófagas, espécies peridomiciliares que facilmente se adaptam à presença humana.



Primatas: sagüis e savás.



Canídeos: cachorro do mato, um predador que, junto com os Felinos, como o gato do mato, alimentam-se de pequenas presas, tais como ratos e mesmo animais domésticos.



Na avifauna, as ribeirinhas, aquáticas ou paludícolas, compõem o ecossistema alado da mata. Pombos selvagens, espécies de anus, corujas, bacuraus, beija-flor e passeriformes variados.



Dentre os répteis: jibóias, jararacas, coral verdadeira entre outras, são elementos herpetológicos do sistema.



Nos anfíbios descreve-se um grande número de batráquios como sapos e rãs.



Na fauna entomológica o destaque fica com a borboleta azul (Morpho).

Fonte: PMG e Universidade de Guarulhos (UNG).
http://www.guarulhos.org/relevo.php

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia