A farra do boi e a tradição

O último final de semana proporcionou em Santa Catarina uma situação que seria cômica, se não fosse trágica. A Polícia Militar foi acionada para coibir a realização de uma farra do boi no Bairro Pantanal, em Florianópolis, e esta, diante da dificuldade de dominar o animal – que estava visivelmente muito assustado –, abateu o boi a tiros. No entanto, o mais curioso do fato foi a revolta dos farristas, que ficaram indignados com a morte do boi por parte da PM.



Alguns farristas mais exaltados chegaram a dizer que a polícia não poderia ter matado o boi na frente das famílias que ali se encontravam para assistir à brincadeira. Esses mesmos farristas acham normal que as crianças de diversas idades assistam a um animal ser acuado, assustado e maltratado, sob a alegação de que trata-se de uma tradição.
As tradições são importantes para a preservação da história e da cultura de um povo, e devem ser mantidas, desde que não contrariem a lei e não prejudiquem outro ser vivo. A história nos apresenta diversos exemplos de tradições que precisaram ser banidas. A título de exemplo, podemos recordar dos gladiadores da Roma antiga, que lutavam até a morte somente para divertir o povo.
Hoje a tradição dos gladiadores nos parece bárbara, mas é preciso lembrar que a grande maioria de nossa sociedade também vê a farra do boi como uma barbárie. Então, por que tantas pessoas ainda participam da farra do boi?
A resposta a essa pergunta é simples, mas difícil de encarar: covardia. O farrista canaliza todas as suas decepções e toda sua covardia, ao assustar e maltratar o boi, como uma forma de externar sua impotência diante das frustrações de sua vida.
O Estado de Santa Catarina é rico nas mais diversas culturas – alemã, italiana, açoriana, entre tantas outras, que nos trazem alegria e orgulho.
Por isso, chega a ser contraditório aos catarinenses chamar a farra do boi de tradição.
Como foi feito com algumas tradições herdadas da Roma antiga, é preciso que a sociedade catarinense tenha coragem para banir a prática da farra do boi, que tanto envergonha o nosso Estado.

Fonte : http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,182,2768249,13854
TIBÉRIO MALKOWSKI JUNIOR
ADMINISTRADOR DE EMPRESAS


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia