Educação e aprendizado

Mensagem do Autor

Durante minha vida na condição de aluno, tive muitos professores e percebia que cada  um encontrava uma maneira diferente e peculiar de ensinar, mesmo com tantos recursos pedagógicos, o que diferenciava mesmo entre eles era as suas experiências dentro do conteúdo proposto.

Hoje os conceitos são diferentes os professores é que precisam utilizar das experiências e vivência dos alunos para explorar e porque não aceitar que quem ensina aprende mais. 

Gosto de lecionar, quando fiz parte do corpo docente do curso técnico em segurança do trabalho e foi uma ótima experiência, o fato de ter trabalhado em várias empresas de diversos segmentos, adquiri uma bagagem muito boa, e isto facilitou muito neste processo, percebo que os alunos gostam muito de testar a experiência e vivência do professor e ai está o diferencial.

Mas ensinar não é fácil, requer conhecimento e habilidade, saber avaliar o individual e o coletivo, identificar as necessidades, exige muito empenho e pesquisas para o aperfeiçoamento, este processo faz crescer o aluno, mas principalmente o professor.

O processo de aprendizagem não deve ficar somente em sala de aula, precisa haver uma boa integração entre os professores, com diálogo sobre o conteúdo, interação dos alunos, e descobertas pedagógicas que realmente vão funcionar.

Ler um pouco sobre  Paulo Freire, Piaget e Vygotsky entre outros

Identificar o Nosso Estilo de Aprendizado pode ser muito importante na escolha da metodologia de estudos. O psicólogo americano Howard Gardner disse que existem sete estilos de Aprendizado:


Linguístico - você aprende a utilização de linguagem (ouvir, ler, falar e escrever);
Lógico - você aprende através da aplicação de fórmulas matemáticas ou princípios científicos;
Visual - você aprende a ver sobre o que você está aprendendo;
Musical - você aprende melhor através da música;
Cinestésico - que usa muito mais a expressão corporal;
Intrapessoal - você aprende, relacionando-se o que você está aprendendo;
Interpessoal - você aprende a compreender e trabalhar com outras pessoas.

Foi assim que eu conheci um pouco deste universo entre educação e aprendizado.   

Rogerio Godoy Princiotti
Ecoharmonia

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia