Homenagem ao dia das Mães

Dia das Mães


09/Maio/2010

A comemoração deste dia iniciou na Grécia antiga e se estende até os dias de hoje, mas foi em 1905 no estado da Virginia (EUA) que Anna, perdeu sua mãe e entrou em uma grande depressão, e suas amigas preocupadas com tanto sofrimento tiveram a idéia de perpetuar a memória dela com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou não, e a idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Durante três anos seguidos Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães, e em abril de 1910 foi incorporada esta data no calendário de datas comemorativas daquele estado, e 4 anos depois o presidente dos Estados Unidos unificou a celebração em todos os estados.
O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste pra Anna Jarvis. “Não criei o dia as mães para ter lucro”, disse furiosa a um repórter, em 1923. Neste mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o dia das Mães, sem sucesso.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães.
Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. “O amor de uma mãe é diariamente novo”, afirmou certa vez.

Anna morreu em 1948, aos 84 anos.

Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todo, por anos seguidos, más nunca chegou a ser mãe.
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama pra a congregação ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza.
Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos pra a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializado.

Parabéns a todas as mães

História de Mãe

Esta é a história de uma mãe que voltou para casa após um árduo dia de trabalho. Sua filhinha apareceu na porta e correu para abraçá-la.
- Mamãe, mamãe, aconteceram muitas coisas hoje e quero contar tudo a você.
Depois de ouvir algumas frases, a mãe fez um gesto indicando que ouviria o restante da história mais tarde, poque precisava preparar o jantar. Durante a refeição, o telefone tocou, e a mãe teve de ouvir outras histórias da família, mais longas e contadas em voz mais alta que a da menina. Depois que a cozinha foi arrumada e as dúvidas sobre os deveres de casa de seu irmào foram solucionadas, a menina tentou novamente contar as novidade à mãe, mas já havia chegado a hora de ir para a cama.
A mãe dirigiu-se ao quarto da filha para ajeitar suas cobertas e ouviu-a orando. Quando ela se curvou para afagar seus cabelos encaracolados e beijar-lhe o rosto, a menina olhou para cima e perguntou:
- Mamãe, você me ama mesmo quando não tem tempo para me ouvir?

Palavras do Autor 

Dedico está homenagem a minha querida mãe, que trabalhou muito para ajudar no sustento da casa, sempre muito exigente na sua maneira de ensinar para manter a ordem e a disciplina, uma chinelada aqui, um castigo ali, hoje reconheço que não é fácil cuidar de sete filhos, pra comer, dormir, tomar banho, preparar para escola etc...

Pra falar de mãe é impossível não lembrar da minha esposa, dedicação total na educação dos nossos filhos, essa mãe que corre o dia todo, cuida de cada detalhe, sabe olhar no semblante de cada um, e identificar quando existe algum problema, pessoa repleta de intuição e amor essa é a definição.
Minha sogra uma pessoa muito especial que também criou seus filhos dentro dos princípios da fé em Deus, com disciplina e respeito, são exemplos a ser seguido por todos nós, tento imitá-los sempre, seu rosto é visível a alegria quando estamos reunidos, o que fez crescer amizade e carinho que tenho por todos, a importância e o valor da família é o que sempre nos ensinou.


Como podemos observar a educação é um processo que precisa estar presente nas famílias. É para essas mães que deixo aqui minhas homenagens e dizer da importância delas na minha vida.
AMO VOCÊS
Fé - Trabalho - Familia => são as bases de sustentação de qualquer sociedade.


Dia dos Filhos
Num distante dia – um dia que durou meses –, ela te carregou num lugar muito próximo do seu coração e usou o próprio corpo para te alimentar e para te proteger dos riscos do mundo.

Num outro dia – um dia encantado chamado infância –, ela te carregou no colo, te cobriu de beijos, te colocou para dormir e te aqueceu no calor de sua inesgotável ternura.
Num inesquecível dia – um dia colorido de aventura –, ela te deu a mão, te ensinou a andar com tuas próprias pernas, preparou a mochila da tua adolescência e escondeu as lágrimas de preocupação enquanto te afastavas de casa pela primeira vez.
Num enigmático dia – um dia de sol e sombras –, ela te deu um longo abraço de despedida e ficou observando, apreensiva, enquanto partias acompanhado de todas as certezas da juventude em busca de outros afetos e do teu próprio destino.
Num interminável dia – um dia feito de esperas eternas –, ela preparou a tua sobremesa preferida, arrumou a mesa da sala e rezou em silêncio para a Nossa Senhora dos Filhos Distraídos, pedindo, primeiro, que a santa te proteja de todos os perigos e, só então, que te ajude a lembrar que amanhã é um dia muito especial.
É o dia das mulheres que amam demais, sem esperar qualquer retorno para este amor incondicional, inegociável, infinito.
É o dia das mulheres que renunciam à própria vida para cuidar das vidas que geraram.
É, também, o dia das mulheres que cuidam das vidas que não geraram, porque faz parte da sua natureza abrigar, proteger, orientar, educar.
É, ainda, o dia das mulheres que cuidam de suas próprias vidas, repassando à humanidade seus exemplos de coragem, autonomia e determinação.
É, portanto, o dia de todas as mulheres, porque elas carregam no recôndito de suas almas o mais sublime dos sentimentos humanos, que é o amor maternal.
Mas é, acima de tudo, o dia dos filhos – porque devemos nossa existência a elas.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia